Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Autarca de Faro considera "lamentável" ter sido ignorado pelo PM

O presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau, disse hoje à Lusa considerar "lamentável" o primeiro-ministro ter ignorado a autarquia na preparação da cerimónia de atribuição ao Aeroporto de Faro da denominação oficial Aeroporto Gago Coutinho.

Autarca de Faro considera "lamentável" ter sido ignorado pelo PM
Notícias ao Minuto

14:34 - 06/09/22 por Lusa

País Faro

A cerimónia, marcada para quarta-feira, coincide com o Dia do Município de Faro, durante o qual está previsto um vasto programa de comemorações com individualidades que agora foram convocadas para estar à mesma hora no evento com a presença de António Costa.

"Acho lamentável que o senhor primeiro-ministro promova as cerimónias da Independência do Brasil e dos seus 200 anos em Faro e que não haja ninguém do seu gabinete que entre em contacto com o presidente da Câmara [...] para lhe comunicar, para lhe dar a conhecer e, neste caso, tendo em conta que é o Dia da cidade [...], para articular tudo isso", disse Rogério Bacalhau à agência Lusa.

O autarca refere que se trata de "um incómodo para toda a gente" e deu como exemplo o caso do Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, almirante Henrique Gouveia e Melo, a quem vai ser outorgado a Chave de Honra da Cidade de Faro, e ainda do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário, que vai receber uma distinção na sua qualidade de ex-presidente da capital algarvia.

"Eu se for a um concelho vizinho a alguma cerimónia telefono ao presidente da câmara e digo-lhe que lá vou. O primeiro-ministro, pelos vistos, não tem esse hábito, mas se calhar é bom que passe a ter, para evitar este tipo de constrangimentos", sublinhou Rogério Bacalhau.

Num ofício enviado a 01 de setembro a António Costa, a que a Lusa teve acesso, o presidente da Câmara de Faro já tinha manifestado o seu "descontentamento e tristeza" pela forma como foi agendada a cerimónia de atribuição ao Aeroporto Internacional de Faro da nova denominação oficial.

"Não podemos, pois, deixar de lamentar a infeliz coincidência, que prejudica ambas as celebrações", afirma Rogério Bacalhau, acrescentando que espera que haja "abertura para que se possa resolver este problema".

Na mesma missiva, o presidente da autarquia algarvia também critica a "tendência de obliterar o nome de Faro da nomenclatura oficial [do aeroporto] do Algarve, ao arrepio da vontade dos farenses".

Em meados de junho, a Assembleia Municipal de Faro aprovou por maioria, apenas com os votos contra do PS, um voto de protesto contra a saída do topónimo "Faro" da designação oficial desta infraestrutura.

O aeroporto de Faro recebe a nova denominação de Aeroporto Gago Coutinho numa cerimónia que tem lugar na quarta-feira às 10:30 e que conta com a presença de António Costa.

No mesmo dia, às 10:15, tem lugar no Teatro das Figuras de Faro a sessão solene no quadro das comemorações do dia do concelho, que ficará marcada por homenagens a funcionários, bem como personalidades e entidades coletivas que marcaram e marcam o percurso do município.

Na cerimónia de mudança de nome do aeroporto, o Governo pretende prestar homenagem ao almirante Gago Coutinho, natural de São Brás de Alportel, no distrito de Faro, quando se assinala o centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que é considerada uma das maiores proezas da história da navegação aérea.

A proposta, aprovada em várias assembleias municipais de autarquias do Algarve, surgiu de um movimento de cidadãos que considerava que a estrutura, inaugurada em 1965, deveria ter o nome do almirante.

Em fevereiro de 2020, a Assembleia Municipal de São Brás de Alportel, de onde a família do antigo oficial da Marinha é natural, aprovou por unanimidade uma moção na defesa da atribuição do seu nome ao Aeroporto Internacional de Faro.

A esta moção, dirigida ao primeiro-ministro, ministro das Infraestruturas e da Habitação e ao diretor do Aeroporto de Faro, seguiram-se outras de várias autarquias do Algarve.

Nascido em 1869, Carlos Viegas Gago Coutinho foi nomeado diretor honorário da Academia Naval portuguesa em 1926, e distinguido como piloto aviador, tendo-se retirado da vida militar em 1939.

Viria a morrer em 1959, tendo ficado conhecido internacionalmente pela primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que ligou Lisboa ao Rio de Janeiro, no Brasil.

Leia Também: Mudar nome do Aeroporto de Faro pode demorar "várias semanas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório