Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Palácio de Belém terá videovigilância permanente com 92 câmaras

Sistema de videovigilância será controlado pela PSP.

Palácio de Belém terá videovigilância permanente com 92 câmaras
Notícias ao Minuto

11:10 - 05/09/22 por Notícias ao Minuto

País Palácio de Belém

O Palácio Nacional de Belém, residência oficial do Presidente da República, vai passar a ter um sistema de videovigilância com 92 câmaras. Segundo um despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República, o sistema funcionará ininterruptamente, vinte e quatro horas por dia, em todos os dias da semana.

O pedido agora aprovado foi feito pela PSP à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) em dezembro de 2021. As 92 câmaras vão abranger as instalações e o perímetro externo do Palácio Nacional de Belém, lê-se no documento. 

O objetivo passa pela “proteção de edifícios públicos e respetivos acessos, proteção de instalações com interesse para a defesa e segurança, proteção da segurança das pessoas e bens, em locais públicos ou de acesso público, a prevenção da prática de crimes, em locais em que exista razoável risco da sua ocorrência e a prevenção de atos terroristas”.

O sistema de videovigilância funcionará ininterruptamente, vinte e quatro horas por dia, em todos os dias da semana e é proibida a captação de sons, "exceto quando ocorra perigo concreto para a segurança de pessoas, animais e bens", pode ainda ler-se. 

O sistema pode ser utilizado por um período de três anos, a contar da data da sua ativação, sem prejuízo da apresentação de pedido de renovação.

A residência oficial do Presidente da República, apesar do nome, há muito que não é utilizada com esse efeito. Marcelo Rebelo de Sousa vive no centro da Vila de Cascais há mais de trinta anos.

Leia Também: Marcelo defende medidas urgentes, flexíveis e para os mais carenciados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório