Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Padres no ativo terão sido abusados por sacerdote no seminário

Abusos decorreram, alegadamente, quando eram seminaristas e menores, segundo avança esta sexta-feira o Expresso.

Padres no ativo terão sido abusados por sacerdote no seminário
Notícias ao Minuto

11:13 - 12/08/22 por Notícias ao Minuto

País Abusos na Igreja

Existem pelo menos dois padres que terão sido vítimas de abusos de um sacerdote, que está entre os investigados pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica Portuguesa, quando ainda estavam no seminário e eram menores de idade, segundo noticia o Expresso.

De acordo com o jornal, os padres, que têm perto de 40 anos, e que fazem parte de uma diocese do Sul de Portugal, terão sido vítimas de abusos entre 1980 e 1990, quando estavam no seminário. Ambos nunca terão avançado com qualquer tipo de queixa. 

Testemunhas ouvidas pelo Expresso indicam que o sacerdote tinha um grande “ascendente” sobre os seminaristas e que um deles “era um verdadeiro escravo do padre”.

“Era uma mistura estranha de namorado e pai deles. Estavam sempre juntos, e creio que eles sempre o protegeram das suspeitas que já existiam na altura”, disse uma das testemunhas.

Os padres em questão não quiseram prestar declarações ao jornal.

O semanário escreve ainda que estes dois casos não são únicos e que a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais recebeu também a denúncia de um padre, ainda no ativo, de uma diocese do Norte, que também terá abusado de ex-seminaristas - alguns deles também são atualmente padres.

O Ministério Público (MP) estará a investigar esta queixa. 

Leia Também: Conselho Presbiteral apoia Manuel Clemente e lamenta "dinâmica mediática"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório