A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) enviou, esta segunda-feira, um SMS à população de Portugal Continental a alertar para o risco extremo de incêndio em que o país se encontra.
"A mensagem de aviso é emitida com o remetente AvisoPROCIV e inclui a referência a um número de atendimento da ANEPC (800 246 246, acessível até às 24h deste domingo), através do qual os cidadãos poderão esclarecer as suas dúvidas, caso necessitem", indica a ANEPC em nota partilhada no site da Proteção Civil.
Na mensagem, partilhada pela secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, no Twitter, a população é aconselhada a que não se use fogo nos espaços rurais ou florestais devido ao risco em vigor.
🇵🇹 Os próximos dias convocam-nos para enfrentar um período de risco extremo O cumprimento da Lei é crítico e fundamental. Na Floresta NAO FAÇA LUME, NAO USE MAQUINAS, NAO FUME, NAO LANCE FOGUETES! pic.twitter.com/OBNBLF5ES3
— Patrícia Costa Gaspar (@PatrciaCostaGa1) July 11, 2022
Patrícia Gaspar deixa o aviso: "Os próximos dias convocam-nos para enfrentar um período de risco extremo. O cumprimento da Lei é crítico e fundamental".
Recorde-se que Portugal continental entrou hoje às 00h00 em situação de contingência, que deverá terminar às 23h59 de sexta-feira, mas poderá "ser prolongada caso seja necessário" e "não exclui a adoção de outras medidas que possam resultar da permanente monitorização da situação", segundo um comunicado divulgado no domingo pelo Ministério da Administração Interna.
Leia Também: Vêm aí dias "críticos". Calor poderá levar país a alerta vermelho