Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Viseu. GNR detém homem por caçar javalis com um cabo de aço

Em causa está um crime punível com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias.

Viseu. GNR detém homem por caçar javalis com um cabo de aço
Notícias ao Minuto

11:32 - 04/07/22 por Notícias ao Minuto

País Crime

O Comando Territorial de Viseu da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, no sábado, um homem de 61 anos por caça ilegal com meios proibidos. Segundo informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a detenção ocorreu no concelho de Viseu. 

A detenção aconteceu no decorrer de uma ação de prevenção e fiscalização ao exercício do ato venatório, no seguimento da qual os militares da GNR "detiveram em flagrante o suspeito por caça ao javali através de meio e método não permitido", pode ler-se na mesma nota.

Segundo a GNR, o indivíduo caçava com recurso a um cabo de aço, vulgarmente designado de 'laço', o qual foi imediatamente apreendido. 

"O laço é um meio proibido para o ato venatório, tipificando um crime punível com a pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias, nos termos da Lei da Caça", explica esta autoridade. Sendo um "meio não seletivo de caça", causa "risco indiscriminado para outros animais selvagens e domésticos e mesmo para os seres humanos", acrescenta ainda.

O suspeito foi entretanto constituído arguido, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Viseu.

Leia Também: Mulher baleada 12 vezes apoia a posse de armas nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório