Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Monkeypox ultrapassa os 400 casos em Portugal. Há mais 11 confirmados

Balanço foi feito pela Direção-Geral da Saúde.

Monkeypox ultrapassa os 400 casos em Portugal. Há mais 11 confirmados
Notícias ao Minuto

12:00 - 30/06/22 por Notícias ao Minuto

País Monkeypox

A Direção-Geral de Saúde (DGS) avançou, esta quinta-feira, mais 11 casos de Monkeypox no nosso país, elevando para um total de 402 confirmados.

Em nota publicada no site da DGS, é indicado que a maioria das infeções notificadas, até à data, continuam a ser em Lisboa e Vale do Tejo, mas "já existem casos nas restantes regiões do continente (Norte, Centro, Alentejo e Algarve) e na Região Autónoma da Madeira".

"Todos as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos", acrescenta a mesma informação da autoridade de saúde, apontando que os casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). 

Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis.

Uma pessoa que esteja doente deixa de estar infeciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas.  

Recorde-se que o Monkeypox, da família do vírus que causa a varíola, é transmitido através de lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

O tempo de incubação é, geralmente, de sete a 14 dias, e a doença, endémica na África Ocidental e Central, dura, em média, duas a quatro semanas.

A DGS recomenda que quem apresente lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, procure aconselhamento médico.

[Notícia atualizada às 12h04]

Leia Também: Monkeypox. OMS preocupada com transmissão do vírus a grupos de risco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório