Insulina. Medtronic faz ação corretiva por eventual problema com tampa

Infarmed "recomenda aos utilizadores destes dispositivos que sigam as recomendações do fabricante constantes no aviso de segurança". Saiba quais são.

Infarmed

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
28/06/2022 14:46 ‧ 28/06/2022 por Notícias ao Minuto

País

Infarmed

O fabricante das Bombas de Insulina das séries MiniMed 600 e 700 (Medtronic MiniMed) está a realizar uma "ação corretiva voluntária devido a um potencial problema com a tampa do compartimento da pilha", é avançado, esta terça-feira, pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed). 

"A tampa da pilha é constituída por uma parte de plástico e por um contacto metálico que funcionam em conjunto com a pilha AA para alimentar a bomba" e, "caso o contacto metálico se solte ou caia da parte de plástico da tampa da pilha, tal poderá impossibilitar a alimentação elétrica", assinala-se em comunicado. 

Quando a bomba "detetar que não existe nenhuma fonte de alimentação, será disparado um alarme de 'Inserir pilha', e a administração de insulina irá parar imediatamente", é acrescentado pelo Infarmed, sendo que, "após 10 minutos, o som do alarme poderá aumentar para uma sirene e a bomba irá desligar-se."

E mais. "Se a bomba interromper a administração de insulina devido a perda de energia, isto poderá resultar em níveis variáveis de açúcar elevado no sangue, e com consequências para a saúde, tendo o fabricante recebido notificações de incidentes relativas a este problema".

Assim, o fabricante emitiu um aviso de segurança e "está a desenvolver um novo design da tampa do compartimento da pilha". Já a Autoridade Nacional do Medicamento "recomenda aos utilizadores destes dispositivos que sigam as recomendações do fabricante constantes no aviso de segurança" - que pode ler aqui

Leia Também: Infarmed manda retirar do mercado produtos cosméticos da marca Novex

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas