Em comunicado, o Comando Metropolitano da PSP do Porto revela que dois dos suspeitos ficaram em prisão preventiva e um terceiro ficou em prisão domiciliária. Os restantes jovens têm de se apresentar periodicamente junto dos departamentos policiais.
A PSP divulgou, na quarta-feira, que deteve nove jovens, com idades compreendidas entre os 17 e os 23 anos, no âmbito de uma operação de combate ao roubo nos concelhos do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos.
De acordo com a PSP, foram realizadas diligências que incluíram "o cumprimento de nove mandados de detenção e 10 mandados de busca domiciliária" nos referidos concelhos do distrito do Porto.
Das buscas resultou a apreensão de cinco armas brancas (navalhas), seis telemóveis e diversos artigos de vestuário, segundo a PSP.
Os detidos "são suspeitos da prática de 11 crimes de roubo no período compreendido entre o dia 05 de março e o dia 02 de junho do presente ano", referia o comunicado da polícia divulgado na quarta-feira.
"[Os suspeitos] agindo em comunhão de esforços e através de ameaças com recurso a arma branca e coação física, despojavam as suas vítimas, preferencialmente jovens, dos seus pertences, nomeadamente quantias monetárias, telemóveis, vestuário, calçado", lia-se na nota de imprensa.
A PSP precisou que se os jovens "não estivessem na posse de artigos de valor eram coagidos a efetuar o levantamento de quantias monetárias junto de uma caixa ATM [multibanco]".
A polícia indicou ainda que três vítimas necessitaram de assistência hospitalar, na sequência dos roubos.
A operação da PSP "contou com o apoio das Equipas de Intervenção Rápida da 1.ª e 2.ª Divisões e Divisão de Vila Nova de Gaia", bem como com "a colaboração da GNR na sua área de jurisdição".
Leia Também: PSP detém 9 jovens por crimes com arma branca no Porto, Gaia e Matosinhos