Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 16º

Dia de Portugal. Comemorações vão ter início a 6 de junho em Braga

Celebrações do Dia de Portugal vão decorrer em Braga e no Reino Unido. Programa foi divulgado.

Dia de Portugal. Comemorações vão ter início a 6 de junho em Braga

As comemorações do Dia de Portugal decorrerão este ano em Braga e junto das comunidades portuguesas no Reino Unido. Esta terça-feira, a Câmara Municipal de Braga revelou que, na quinta-feira, a autarquia e a Presidência da República assinam um protocolo tendo em vista a preparação das comemorações e deu a conhecer o programa.

Em comunicado, a Câmara de Braga revela que a assinatura do protocolo irá decorrer em formato digital, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do presidente daquela autarquia, Ricardo Rio.

As comemorações vão ter início na cidade a 6 de junho, mas o “ponto” alto será a Cerimónia Militar do Dia de Portugal, que irá ocorrer na Avenida da Liberdade no dia 10 de junho, pelas 11h00. A cerimónia vai contar “com a presença de um efetivo total de 2054 militares”.

“O programa inicia-se no dia 6 de Junho com as ´Atividades Militares Complementares´, uma exposição de meios e capacidades militares que estará patente na Avenida Central e no início da Avenida da Liberdade”, informa o município.

No dia 9 de junho decorre na Praça do Município “a cerimónia do içar da Bandeira Nacional” e, num palco que será colocado na Praça da República, “irão realizar-se, sempre com início às 21h30, três concertos ao ar livre abertos à comunidade: Banda da Força Aérea (7 de junho); Banda da Armada (8 de junho) e Banda do Exército (10 de junho)”.

Também no dia 9 de junho, o Theatro Circo recebe o concerto da Banda Militar Conjunta às 21h30. “Neste caso, a entrada é gratuita - mediante levantamento de bilhete no Theatro – mas limitada ao número de lugares disponíveis”, alerta a autarquia.

No dia 10 de junho, além da Cerimónia Militar, decorre pelas 18h39, na Praça do Município, “a cerimónia do arriar da Bandeira Nacional”.

Nos dias 11 e 12 de Junho “mantêm-se em exposição as ´Atividades Militares Complementares´”. As comemorações encerram às 18h30 de dia 12 de junho.

Recorde-se que foi no início de fevereiro que foi divulgado oficialmente que as comemorações do Dia de Portugal em 2022 iriam decorrer em Braga e Londres e que o constitucionalista Jorge Miranda foi designado presidente da respetiva comissão organizadora. 

O Presidente da República deverá deslocar-se ao estrangeiro, entre 10 e 13 de junho, não só para ir a Londres, mas também a Andorra, para um encontro com a comunidade portuguesa.

É de realçar que, em 2021, as celebrações do Dia de Portugal decorreram na Região Autónoma da Madeira, com um programa intenso, durante três dias. 

Leia Também: Marcelo vai a Andorra devido a 10 de Junho celebrado em Braga e Londres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório