Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Marcelo discutiu situação no leste europeu com presidente da Moldova

As "potenciais consequências" da guerra na Moldova foram também tidas em consideração.

Marcelo discutiu situação no leste europeu com presidente da Moldova

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, teve ao final desta manhã uma conversa telefónica com a presidente da República da Moldova, Maia Sandu, "a pedido desta", informa uma nota publicada no site da Presidência da República.

De acordo com a mesma fonte, os dois chefes de Estado abordaram a "atual situação na região, decorrente da invasão russa na Ucrânia" nessa mesma conversa telefónica. As "potenciais consequências" da guerra na Moldova foram também tidas em consideração.

"Foram igualmente abordadas as perspetivas europeias da Moldova, na sequência do pedido de adesão à União Europeia, que está a ser analisado pelas instituições comunitárias", pode ler-se na mesma nota.

No decorrer dessa conversa, Marcelo Rebelo de Sousa "renovou o convite feito, há um ano, para a presidente Sandu visitar Portugal em data oportuna". O chefe de Estado português terá ainda confirmado "o apoio português à Ucrânia e à Moldova, bem como ao desenvolvimento político, social e económico" deste país, "num quadro de gradual aproximação ao modo de vida e de funcionamento da União" Europeia.

O Presidente da República terá ainda destacado, no âmbito desta conversa, "a comunidade moldava em Portugal, que contribui para o desenvolvimento" do país, "bem como a origem comum" das línguas das duas nações.

Recorde-se que a guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, matou já mais de quatro mil civis, segundo dados difundidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ofensiva militar causou ainda a fuga de mais de 6,6 milhões de pessoas para fora do país, segundo a mesma fonte. 

Leia Também: Ucrânia. Portugal atribuiu mais de 39 mil proteções temporárias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório