Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Marcelo lamenta morte de ex-Presidente são-tomense Evaristo Carvalho

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte do antigo chefe de Estado de São Tomé e Príncipe Evaristo Carvalho, em Lisboa, enviando condolências ao povo são-tomense.

Marcelo lamenta morte de ex-Presidente são-tomense Evaristo Carvalho
Notícias ao Minuto

23:58 - 28/05/22 por Lusa

Política Óbito

"O Presidente da República apresenta as mais sinceras condolências ao povo de São Tomé e Príncipe e ao seu Presidente Carlos Vila Nova, pelo falecimento do antigo Presidente Evaristo Carvalho, que sempre teve excelentes relações com Portugal, antes e durante o seu mandato", lê-se numa mensagem divulgada no 'site' oficial da Presidência da República Portuguesa.

Evaristo Carvalho morreu hoje, aos 80 anos, em Lisboa, vítima de doença prolongada, disse à Lusa fonte familiar.

O antigo chefe de Estado são-tomense (2016-2021) estava internado num hospital em Lisboa e faleceu pelas 22:00 (hora local, menos uma em São Tomé).

Eleito Presidente de São Tomé e Príncipe em 18 de julho de 2016, Evaristo Carvalho exerceu o mandato até 02 de outubro de 2021, quando lhe sucedeu Carlos Vila Nova.

Pai de 25 filhos, Evaristo Carvalho era um histórico da política são-tomense, tendo sido, por duas ocasiões, primeiro-ministro em governos de iniciativa presidencial.

Técnico de agricultura, Evaristo Carvalho começou por ser um quadro do partido único, Movimento para a Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), após a independência e até ao início do multipartidarismo, na década de 1990.

Foi chefe de gabinete de Miguel Trovoada quando este foi chefe de Estado do país e aderiu ao Ação Democrática Independente (ADI), partido hoje liderado pelo filho daquele e antigo primeiro-ministro, Patrice Trovoada.

Leia Também: Ex-Presidente de São Tomé e Príncipe Evaristo Carvalho morreu em Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório