Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Santa Marta de Penaguião. GNR resgata milhafre "com ferimentos"

O resgate decorreu na sequência de um alerta recebido pelas autoridades.

Santa Marta de Penaguião. GNR resgata milhafre "com ferimentos"
Notícias ao Minuto

11:19 - 05/05/22 por Notícias ao Minuto

País Resgate

O Comando Territorial de Vila Real da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Vila Real, procedeu, na terça-feira, ao resgate de um milhafre (Milvus migrans), no concelho de Santa Marta de Penaguião, informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

O resgate decorreu na sequência de um alerta recebido pelas autoridades, que dava conta de que a "ave se encontrava junto a um arruamento". No seguimento do mesmo, os militares acabariam por deslocar-se ao local, onde encontraram o milhafre, "que se encontrava aparentemente com a asa esquerda lesionada e com sinais de ferimentos visíveis", aponta a GNR.

As autoridades procederam, de seguida, ao seu resgate e transporte para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real (CRAS/HV UTAD) - com o objetivo de monitorizar o seu estado de saúde e possibilitar a sua recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.

No comunicado, a GNR lembra ainda que, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), "tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental". Para tal, apela aos cidadãos que contactem a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona "em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas".

Leia Também: Peso da Régua. GNR resgata duas corujas "em estado debilitado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório