Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Centro de Mangualde da Stellantis entra na segunda-feira em 'lay-off'

O Centro de Mangualde da Stellantis (antiga PSA) vai entrar em 'lay-off' na próxima segunda-feira, por um período de seis meses, devido a problemas na cadeia de abastecimento, disse, esta sexta-feira, à agência Lusa fonte do grupo.

Centro de Mangualde da Stellantis entra na segunda-feira em 'lay-off'
Notícias ao Minuto

20:03 - 29/04/22 por Lusa

País Mangualde

Segundo a mesma fonte, não faltam clientes, mas a produção está a sofrer o impacto dos problemas verificados na cadeia de abastecimento, "que está a prejudicar a indústria automóvel".

"No primeiro trimestre quase não fomos impactados. Outras empresas da indústria automóvel pararam várias vezes e nós, felizmente, não parámos. Mas agora, em abril, começámos a sentir esses efeitos", explicou.

Como se trata de "uma situação completamente imprevisível", a empresa decidiu avançar para o regime de 'lay-off' tradicional por seis meses, esperando que, a partir de outubro, a situação normalize.

Neste âmbito, foi adiada a intenção (anunciada no início deste ano) de ter um turno adicional de produção a partir de maio.

"É um adiamento. Suspendemos temporariamente, mas acreditamos que no segundo semestre as coisas poderão melhorar um bocadinho", referiu.

A mesma fonte lembrou que, no ano passado, a Stellantis -- que tem cerca de 900 trabalhadores -- também teve de recorrer ao 'lay-off', mas este deixou de ser necessário a partir de outubro. A fábrica foi obrigada a parar várias vezes devido à falta de semicondutores e teve de ajustar a sua produção ao não fornecimento de peças.

Em janeiro deste ano, o Centro de Mangualde da Stellantis anunciou que pretendia ter, a partir de maio, um turno adicional de produção, que permitiria criar novos postos de trabalho diretos e indiretos.

Esta previsão era feita com base no "sucesso dos veículos comerciais ligeiros da Stellantis" (Peugeot Partner, Citroën Berlingo e Opel Combo), que permitiria ter mais um turno de produção a operar uma vez por semana.

A criação de mais este turno permitiria ao centro "aproximar-se da sua capacidade produtiva máxima para responder à procura crescente daqueles modelos líderes no mercado europeu", justificou, em janeiro.

Leia Também: Autarquia recusa comentar "troca de correspondência oficial" com Governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório