O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que esta quarta-feira, pelas 13h46, hora local (14h46 em Lisboa), foi registado um sismo de magnitude 2.5 na escala de Richter, cujo epicentro se localizou a cerca de seis quilómetros da freguesia de Rosais, no município de Velas, na ilha de São Jorge.
O alerta consta também no site do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), confirmou o Notícias ao Minuto.
De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA no seu site, a ocorrência sísmica terá sido registada nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores.
O IPMA adianta ainda que o sismo, "de acordo com a informação disponível até ao momento", não causou quaisquer danos pessoais ou materiais, tendo sido sentido com intensidade máxima III (na escala de Mercalli modificada) na freguesia dos Rosais.
Lembre-se que, na noite desta terça-feira, foi sentido o abalo mais forte desde o início da crise sísmica em São Jorge, com uma magnitude de 3.8 na escala de Richter. O mesmo foi sentido, também, nas ilhas do Pico, Faial, Terceira e Graciosa.
De acordo com o balanço feita, na manhã desta quarta-feira, pelo presidente do CIVISA, Rui Marques, pelo menos "215 sismos" foram já efetivamente "sentidos pela população desde o início da crise" sismovulcânica - numa altura em que se tem vindo a registar uma média entre "1.000 e 1.300 sismos por dia".
Apesar de toda a informação que é já conhecida até ao momento e de todas as ocorrências sísmicas que têm vindo a registar-se, o presidente do CIVISA garante que "não é possível prever" a evolução desta crise sismovulcânica.
Leia Também: São Jorge. Registado maior sismo desde o início da crise sismovulcânica