Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Poeiras. DGS recomenda que grupos mais vulneráveis fiquem em casa

Portugal continental é atingido até quinta-feira por poeiras vindas do norte de África.

Poeiras. DGS recomenda que grupos mais vulneráveis fiquem em casa
Notícias ao Minuto

15:13 - 15/03/22 por Notícias ao Minuto

País DGS

A Direção-Geral de Saúde recomenda esta terça-feira que crianças, idosos, doentes respiratórios (nomeadamente asmáticos) e doentes do foro cardiovascular tentem permanecer em casa, ou no interior de edifícios, idealmente com as janelas fechadas, devido às poeiras vindas do norte de África

Numa nota publicada na página da DGS, a autoridade de saúde alerta que estas poeiras têm "efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações".

Por isso, até quinta-feira, dia 17 de março, a Direção-Geral da Saúde recomenda que a população em geral evite "esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes". No caso dos grupos de maior vulnerabilidade "para além de cumprirem as recomendações para a população em geral", devem "permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas". 

No caso de doentes crónicos, devem manter os tratamentos médicos em curso e, em caso de agravamento de sintomas, contactar a Linha Saúde 24.  

As nuvens de poeira vinda do Norte de África vão atravessar os céus de Portugal continental e o resto da Península Ibérica até ao fim do dia de quinta-feira, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Leia Também: Poeiras vindas do norte de África sobre Portugal continental até 5.ªfeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório