Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Não temos medo de ninguém, vamos defender-nos". As frases da semana

Fique a par de uma seleção de frases que marcaram os últimos oito dias, tanto em Portugal como além fronteiras.

"Não temos medo de ninguém, vamos defender-nos". As frases da semana
Notícias ao Minuto

16:29 - 18/02/22 por Lusa

País Frases da semana

"O roubo e a apropriação do dinheiro do povo afegão retido e congelado pelos Estados Unidos representa o nível mais baixo da decadência humana e moral de um país e de uma nação."

Mohammad Naeem, porta-voz dos talibãs, numa referência à ordem executiva de Joe Biden que permite a apreensão de sete mil milhões de dólares de reservas do Banco Central afegão depositadas nos Estados Unidos. Twitter, 11-02-2022

"Politicamente entendo que devem ser antecipadas [eleições diretas], mas feitas com calma e serenidade. Espero que haja capacidade para perceber essa calma e serenidade sem recurso a xanax ou qualquer outra coisa do género."

Rui Rio, presidente do PSD, 11-02-2022

"Nos últimos dois anos da minha liderança, os adversários do CDS não estiveram lá fora, moraram cá dentro. O fogo amigo matou."

Francisco Rodrigues dos Santos, líder demissionário do CDS-PP, 11-02-2022

"Vou fazer 43 anos e este jogo reflete o que foram os últimos 40 anos do futebol português. Reflete bem o que foram 40 anos de Pinto da Costa."

Francisco Varandas, presidente do Sporting, no final do jogo com o FC Porto, que terminou com confrontos entre jogadores e elementos do staff de ambos os clubes, 11-02-2022

"A histeria da Casa Branca é mais reveladora do que nunca. Os anglo-saxónicos querem guerra a todo o custo."

Maria Zajárova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, 12-02-2022

"O contexto é de cuidar de todos, cuidar de todas as feridas. É uma crise grande que vivemos, mas a crise é de purificação, porque é a verdade que nos liberta e a verdade pode custar e estamos todos a sofrer com isto, mas é para que ela nos liberte e para que a Igreja seja um lugar acolhedor, um lugar seguro, um lugar de paz e de reconciliação."

José Cordeiro, novo arcebispo de Braga, sobre os abusos sexuais na Igreja, 12-02-2022

"Estamos no meio de um risco de conflito militar, de uma guerra na Europa Oriental e é a Rússia que tem essa responsabilidade. [Vladimir Putin] Não subestime a força da democracia."

Frank-Walter Steinmeier, Presidente alemão, 13-02-2022

"A senhora ministra [Francisca Van Dunem] que é magistrada de carreira acha que uma dúzia de pessoas pode decidir não cumprir a lei, e também acha normal que se misture propositadamente os votos válidos com os inválidos [no círculo da Europa] para que todos sejam anulados. Tudo natural numa República Socialista das Bananas."

Rui Rio, Twitter, 13-02-2022

"Há a possibilidade de chegar a um acordo com os nossos parceiros sobre questões fundamentais ou é uma tentativa de nos arrastar para negociações intermináveis?"

Vladimir Putin, Presidente russo, numa pergunta dirigida ao seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, 14-02-2022

"Como responsável pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, devo dizer que há sempre uma hipótese. Não estão esgotadas, (mas) não devem durar indefinidamente."

Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros, em resposta a Vladimir Putin, 14-02-2022

"Temos o mesmo ponto de vista: a solução é, tem de ser, deve ser diplomática [no conflito Rússia/Ucrânia]. Tem de se dar espaço à diplomacia."

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, após encontro com o seu homólogo esloveno, Borut Pahor, 14-02-2022

"O que estamos a testemunhar é uma séria ameaça à paz na Europa."

Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, 14-02-2022

"O preço em sofrimento humano, destruição e dano à segurança europeia e global é demasiado alto para ser contemplado."

António Guterres, secretário-geral da ONU, 15-02-2022

"Até agora, não vimos qualquer desescalada no terreno, nenhuns sinais de redução da presença militar russa nas fronteiras com a Ucrânia, mas vamos continuar a monitorizar e a seguir atentamente o que a Rússia está a fazer. Mas os sinais que chegam de Moscovo, relativamente à vontade de prosseguir os esforços diplomáticos, dão alguma razão para um otimismo cauteloso."

Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, 15-02-2022

"É evidente para todos os europeus que não é possível alcançar uma segurança duradoura contra a Rússia, mas [é] apenas possível com a Rússia."

Olaf Scholz, chanceler alemão, numa conferência de imprensa conjunta com Vladimir Putin em Moscovo, 15-02-2022

"Não iremos sacrificar os nossos princípios básicos. As nações têm direito à sua soberania territorial e à liberdade de escolher o seu próprio caminho. Escolher o tipo de ambiente que desejam viver."

Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, 15-02-2022

"A lei como está pode ser aperfeiçoada, mas a lei não pode permitir uma situação destas. Deu nisto."

Rui Rio, sobre a decisão do Tribunal Constitucional de repetição das eleições legislativas na maioria das mesas do círculo da Europa, 15-02-2022

"Acho que esta experiência deve servir de lição para todos sobre a necessidade de termos uma lei mais clara, processos que respeitem efetivamente o esforço que todos fazem para participar neste ato cívico, e o apelo que faço é que, por uma segunda vez, exerçam o direito de voto."

António Costa, primeiro-ministro, 15-02-2022

"Não temos medo de nenhum prognóstico, não temos medo de ninguém (...) porque vamos defender-nos."

Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, 16-02-2022

"Não dou conselho a ninguém e a própria natureza do Brasil é a de um país pacifista. No mundo, vários países têm seus problemas regionais e aqui há um problema. Somos solidários, independente do país, [esperamos] que o caminho, que a solução dessas questões seja pacífica."

Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil, após encontro com Vladimir Putin, 16-02-2022

"Estamos perante mais um passo para o regresso a uma vida normal. Mas este não é o momento para se dizer que a pandemia acabou. Continuamos perante o risco relativo ao aparecimento de novas variantes do vírus e há alguma incerteza sobre a longevidade da proteção conferida pelas vacinas."

Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, sobre as novas medidas de alívio das restrições pandémicas, após a reunião do Conselho de Ministros, 17-02-2022

"Os portugueses ganharam o direito de aliviar as medidas."

Filipe Froes, pneumologista e coordenador do gabinete de crise da Covid-19, TSF/Diário de Notícias, 18-02-2022

"O PS e o próximo Governo não têm desculpa porque têm maioria."

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, Expresso, 18-02-2022

"Há um conjunto de senadores que têm uma oportunidade de ajudar o partido. Esse [Luís Marques Mendes] é um dos nomes que vem logo à cabeça."

Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, Renascença, 18-02-2022

Leia Também: Tempestade Eunice suspende futebol profissional nos Países Baixos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório