Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Ataque evitado. "Quem tinha de cumprir a missão, cumpriu", diz Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa considera que os portugueses "devem sentir-se seguros", apesar deste incidente.

Ataque evitado. "Quem tinha de cumprir a missão, cumpriu", diz Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa reagiu, pela primeira vez, à detenção por parte da Polícia Judiciária do jovem de 18 anos que alegadamente planeava dar forma a um ataque terrorista, esta sexta-feira, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. 

Falando de um facto que não é "único", relembrando assim os indícios que davam conta de que um atentado estava a ser planeado durante o Euro 2004, que decorreu em Portugal, o Presidente da República veio agora dizer que "quem tinha de cumprir a sua missão", acabou por fazê-lo.

Destacando que este se trata apenas de um caso "pontual", o Presidente quis reforçar que "quem teve de intervir para garantir a segurança dos portugueses" no contexto deste incidente, "interveio". Posto isto, Marcelo Rebelo de Sousa considera que os portugueses "devem sentir-se seguros", apesar desta ocorrência.

Na quinta-feira, a Polícia Judiciária deteve um jovem de 18 anos suspeito de estar a preparar um atentado terrorista dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa. O detido foi já submetido a um primeiro interrogatório judicial, tendo ficado sujeito à medida de coação de prisão preventiva.

Numa outra vertente, mais relacionada com a tomada de posse do novo Executivo nacional, o Presidente da República diz que "os prazos" que foram falados nesse sentido "vão ser cumpridos". Ou seja, compromete-se a "dar posse" a um novo Governo já no dia 23 de fevereiro. 

[Notícia atualizada às 14h50]

Leia Também: "Família não merecia". Na aldeia do suspeito, todos estão "em choque"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório