Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Retomadas buscas por bailarino ucraniano desaparecido em praia de Gaia

Ilya Romanskiy, de 21 anos, está desaparecido desde a tarde de terça-feira na praia do Canidelo, em Vila Nova de Gaia.

Retomadas buscas por bailarino ucraniano desaparecido em praia de Gaia
Notícias ao Minuto

12:01 - 10/02/22 por Marta Ferreira

País Ilya Romanskiy

Foram esta quinta-feira retomadas as buscas por Ilya Romanskiy, o bailarino ucraniano de 21 anos que desapareceu na tarde de terça-feira, dia 8 de fevereiro, na praia do Canidelo, em Vila Nova de Gaia.

"Nas operações de busca está empenhada uma embarcação da Estação Salva-vidas da Foz do Douro, por via marítima, bem como elementos do Comando-local da Polícia Marítima do Douro e dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia, por terra", indica a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.

Durante o dia está ainda previsto juntar-se às operações de busca uma aeronave da Força Aérea Portuguesa.

Ilya Romanskiy estava a banhos na praia do Canidelo 

Segundo a Autoridade Marítima, Ilya Romanskiy encontrava-se a banhos na praia do Canidelo quando deixou de ser avistado. Além do bailarino, desaparecido há praticamente dois dias, foram resgatadas da água mais duas pessoas que se encontravam em dificuldades.

"O alerta foi recebido cerca das 16h50, de terça-feira, através dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia, a informar que se encontravam duas pessoas em dificuldades na água, tendo sido de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima do Douro e da Estação Salva-vidas da Foz do Douro", dizia então em comunicado, a Autoridade Marítima. 

Chegados ao local, "constatou-se que uma das pessoas, um jovem de nacionalidade ucraniana, tinha sido resgatado para terra por surfistas que se encontravam nas proximidades, tendo sido de seguida transportado pelos Bombeiros Voluntários de Coimbrões para uma unidade hospitalar".

Os elementos da Estação Salva-vidas acabaram por resgatar ainda um dos surfistas que ficou em dificuldades na água, transportando-o posteriormente para a marina do Douro sem que fosse necessária assistência médica.

Bailarino pertence à companhia Royal Russian Ballet

Ilya Romanskiy é um bailarino de nacionalidade ucraniana que pertence à companhia Royal Russian Ballet. Estava em Vila Nova de Gaia devido a uma apresentação do bailado 'O Lago dos Cisnes', no Coliseu do Porto, entretanto adiado.

Nas redes sociais, o Coliseu indica que "por motivo de acidente de um dos bailarinos da companhia Royal Russian Ballet", o espetáculo 'O Lago dos Cisnes', previsto para a passada quarta-feira, 9 de fevereiro, às 21h30, "não tem condições para se realizar e será adiado para 19 de fevereiro, à mesma hora".

Leia Também: Jovem desaparecido no mar é bailarino ucraniano. Coliseu adia espetáculo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório