Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mais de 92 mil testes feitos nos centros assegurados pela Câmara do Porto

Os 18 centros de testagem à covid-19 assegurados pela Câmara Municipal do Porto realizaram, entre 07 e 31 de dezembro, 92.803 testes antigénio, disponíveis gratuitamente para toda a população, o "que justificou o seu prolongamento", revelou hoje a autarquia.

Mais de 92 mil testes feitos nos centros assegurados pela Câmara do Porto
Notícias ao Minuto

17:16 - 04/01/22 por Lusa

País Covid-19

Numa nota publicada no seu 'site', a Câmara do Porto revela hoje que entre os dias 07 e 31 de dezembro foram realizados um total de 92.803 testes de antigénio nos 18 centros de testagem.

O número de testes de despiste à covid-19 feitos até então justifica o prolongamento da medida, estando disponíveis durante este mês mais 100 mil testes gratuitos a toda a população naqueles locais.

A medida já tinha sido anunciada a 29 de dezembro pela vereadora com o pelouro da Educação, Juventude e Desporto, Catarina Araújo, que à Lusa explicou que a decisão foi tomada "com base no número de testes realizados".

Na base da decisão esteve também "o número de casos diários que estão a ser noticiados" e a "indicação de que, infelizmente, se vão manter em crescendo"

A câmara vai "replicar a medida exatamente nos mesmos termos, portanto, mais um milhão de euros e 100 mil testes", sendo que não há limite de número de testes por pessoa.

Os testes "não incluem os seis grátis que o Governo disponibiliza por mês" e destinam-se a toda a população, seja ou não residente no Porto.

A iniciativa da autarquia arrancou no dia 07, com seis locais para despiste gratuito à covid-19, tendo no dia seguinte sido criados mais dois postos.

Atualmente, estão em funcionamento 18 centros de testagem assegurados pela Câmara do Porto, seis por cada um dos três laboratórios com que o município estabeleceu contratos (Germano de Sousa, Unilabs e POC Medical Care).

Estes centros foram implementados pelo município para "garantir a segurança da quadra natalícia e contribuir para a manutenção da atividade económica".

Os pontos de testagem estão na zona da Ribeira, na Baixa e no Parque da Cidade, entre outros locais, estando a sua localização e os seus horários disponíveis na página da Internet da autarquia.

A covid-19 provocou 5.448.314 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.015 pessoas e foram contabilizados 1.460.406 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde de hoje.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em diversos países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

Leia Também: AO MINUTO: Testagem normalizada no aeroporto; OMS explica 'flurona'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório