Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Alargado perímetro das buscas para encontrar pescador em Sines

O perímetro das buscas para encontrar o pescador, de 82 anos, que alegadamente desapareceu de uma embarcação ao largo de Sines (Setúbal) foi alargado hoje até Porto Covo, revelou fonte da Polícia Marítima.

Alargado perímetro das buscas para encontrar pescador em Sines
Notícias ao Minuto

12:23 - 30/12/21 por Lusa

País Sines

"As condições do mar permitem definir a área de busca entre a praia da Costa do Norte e Porto Covo", em Sines, "até uma distância de cerca de quatro a cinco milhas de terra", explicou à agência Lusa o comandante local da Polícia Marítima, Rui Filipe.

As buscas, foram iniciadas na quarta-feira, quando foi dado o alerta para o desaparecimento, mas tiveram de ser suspensas ao final do dia.

A operação foi retomada hoje de manhã, quando foram "reunidas as condições de visibilidade", explicou o comandante da Polícia Marítima de Sines, que está a coordenar as buscas.

Por mar, estão empenhadas uma embarcação e uma mota de água da Estação Salva-vidas de Sines e uma embarcação do Comando local da Polícia Marítima de Sines, com o reforço de um helicóptero da Força Aérea.

Já por terra, foram mobilizadas uma viatura da Polícia Marítima e uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Sines.

De acordo com o comandante da Polícia Marítima e capitão do Porto de Sines, na quarta-feira, "a embarcação foi encontrada sem ninguém a bordo, ainda com o motor a trabalhar".

As autoridades confirmaram junto de familiares que o pescador "terá saído para o mar cerca das 07:30" desse dia.

O alerta para o seu desaparecimento foi dado por pescadores, às 14:15, e as buscas foram de imediato encetadas, divulgo a Autoridade Marítima Nacional, na quarta-feira.

O homem terá desaparecido enquanto praticava a atividade de pesca a bordo da embarcação, a cerca de nove quilómetros do cabo de Sines.

Segundo Rui Filipe, o homem, residente em Sines, foi "pescador profissional" e dedicava-se agora "à pesca lúdica", sendo considerado "experiente" nesta arte.

No entanto, "as probabilidades de encontrar o pescador com vida são diminutas", considerou.

A embarcação de pesca "foi recolhida" pela Polícia Marítima de Sines e "encontra-se atracada no cais de pesca" do Porto de Sines.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima.

Leia Também: Retomadas hoje buscas por pescador desaparecido ao largo de Sines

Recomendados para si

;
Campo obrigatório