Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Presidente Marcelo saúda o povo de Campo Maior após distinção da UNESCO

As Festas do Povo de Campo Maior, no Alentejo, foram classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade. O Presidente da República lembra que "pela nona vez, a UNESCO reconheceu uma tradição cultural portuguesa".

Presidente Marcelo saúda o povo de Campo Maior após distinção da UNESCO

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou, esta quinta-feira, o povo de Campo Maior depois de as Festas do Povo daquela vila, no distrito de Portalegre, terem sido classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

"Saudando o Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior e os responsáveis da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, felicito todos os campo-maiorenses que preservaram e promoveram esta festividade centenária, mostrando-se à altura do seu lema 'quando o povo quer'", pode ler-se numa nota publicada no site da Presidência

A inscrição como Património Cultural Imaterial das festas comunitárias portuguesas, na vila de Campo Maior, na região do Alentejo, foi aprovada ao início da tarde de quarta-feira, na 16.ª reunião do Comité do Património Mundial da UNESCO, que está a decorrer em Paris (França), até sábado.

O Presidente da República lembra que "pela nona vez, a UNESCO reconheceu uma tradição cultural portuguesa, ou presente em Portugal, classificando as Festas do Povo de Campo Maior como Património Imaterial da Humanidade".

"Depois do fado, da dieta mediterrânica, do cante alentejano, da arte chocalheira, da louça preta de Bisalhães, da falcoaria, das figuras em barro de Estremoz e do Carnaval de Podence, esta distinção vem lembrar-nos, até pela diversidade de práticas e geografias, a importância global do empenhamento local", nota Marcelo Rebelo de Sousa, no mesmo comunicado. 

Também a ministra da Cultura congratulou-se com a classificação das Festas do Povo de Campo Maior, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, o que "muito honra" Portugal e contribui para "valorizar e salvaguardar" aquele bem patrimonial.

Leia Também: "Prevê-se alta dentro de 24h." Cirurgia de Marcelo "sem complicações"  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório