Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Distinção das Festas de Campo Maior "muito honra" Portugal, diz ministra

A ministra da Cultura congratulou-se hoje com a classificação das Festas do Povo de Campo Maior, no Alentejo, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, o que "muito honra" Portugal e contribui para "valorizar e salvaguardar" aquele bem patrimonial.

Distinção das Festas de Campo Maior "muito honra" Portugal, diz ministra
Notícias ao Minuto

17:24 - 15/12/21 por Lusa

Cultura UNESCO

Em comunicado, Graça Fonseca refere que o 'selo' da UNESCO às Festas do Povo de Campo Maior (Portalegre) "muito honra todo o país" e "distingue culturalmente a região do Alentejo".

A classificação, ao mesmo tempo, "projeta a cultura portuguesa, contribuindo de modo significativo para valorizar e salvaguardar este património que nos é comum", acrescenta.

As Festas do Povo de Campo Maior foram hoje classificadas, ao início da tarde, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, durante a 16.ª reunião do Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que está a decorrer em Paris (França), até sábado.

Segundo a ministra, "todos os portugueses, em particular os alentejanos, estão, uma vez mais, de parabéns, por saberem manter viva uma das mais ricas tradições culturais portuguesas, justamente designadas Festas do Povo de Campo Maior".

As festas, "enquanto manifestação popular de uma comunidade viva, têm um contributo muito especial das mulheres de Campo Maior, que trabalham de modo continuado nas suas flores em papel, passando esse testemunho às gerações mais novas e permitindo manter viva uma tradição em que todos os portugueses se reconhecem", frisa a ministra.

Graça Fonseca sublinha que as festas, que "'acontecem quando o povo quer', não decoram apenas o centro histórico de Campo Maior com milhões de coloridas flores de papel, mas [também] abrem a vila a todos os portugueses".

A ministra frisa que a "prestigiada distinção" pela UNESCO "só foi possível devido à iniciativa" da Associação das Festas do Povo de Campo Maior (AFPCM), que promoveu a candidatura em conjunto com o município e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, contando com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

A ministra lembra que as Festas do Povo de Campo Maior já estavam inscritas no Inventário do Património Cultural Imaterial desde 2018.

No ano seguinte, "o comité de peritos já tinha destacado a candidatura portuguesa como um exemplo de como uma pequena comunidade assumiu a responsabilidade pelo seu património cultural imaterial, numa abordagem que destaca os reflexos das mudanças sociais e económicas nas manifestações culturais atuais", frisa.

Com a distinção atribuída hoje, as Festas do Povo de Campo Maior integram a "importante lista" de bens classificados como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, da qual já fazem parte o fado, o cante alentejano, a louça de Bisalhães, os chocalhos de Alcáçovas, os Bonecos de Estremoz e os Caretos de Podence, sublinha Graça Fonseca.

Tradição secular e realizadas pela última vez em 2015, as Festas do Povo de Campo Maior são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas, sobretudo no centro histórico, 'engalanadas' com milhares de flores de papel, feitas pela população de forma voluntária.

Promovidos pela AFPCM, os festejos na vila alentejana eram já reconhecidos internacionalmente pela sua originalidade e cariz popular, com os habitantes a prepararem a ornamentação das ruas durante meses a fio.

Esta tradição, identitária de Campo Maior, tem vindo a ser transmitida de geração em geração, oralmente e de forma informal, com os mais velhos a ensinarem aos mais novos os 'segredos' da elaboração das flores que ornamentam os espaços públicos da vila.

Leia Também: Costa felicita Campo Maior por distinção da UNESCO a Festas do Povo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório