Festival Fólio de volta em outubro com dois Nobel da Literatura

O Fólio - Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorrerá entre 09 e 19 de outubro, contará nesta edição com dois prémios Nobel da Literatura: a bielorrussa Svetlana Alexievich e o sul-africano J. M. Coetzee, anunciou a organização.

Quatro Nobel europeias pedem ação humanitária na fronteira da Bielorrússia

© Lusa

Lusa
11/08/2025 21:21 ‧ há 2 horas por Lusa

Cultura

Leiria

Na sua 10.ª edição, o festival levará a Óbidos, no distrito de Leiria, dois laureados com o Prémio Nobel da Literatura, reforçando "a dimensão internacional e o prestígio crescente do evento no panorama cultural europeu e mundial", divulgou hoje a Câmara Municipal, organizadora do evento.

 

A escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, vencedora do Prémio Nobel da Literatura em 2015, participará no Fólio no dia 11 de outubro, numa mesa de autores agendada para as 21:00.

Svetlana Alexievich é autora de cinco livros em prosa que constituem o projeto literário 'Vozes da Utopia', do qual fazem parte as obras 'Vozes de Chernobyl', 'A Guerra não Tem Rosto de Mulher', 'O Fim do Homem Soviético', 'As Últimas Testemunhas' e 'Rapazes de Zinco'.

No dia 17 de outubro, o Folio receberá John Maxwell Coetzee, escritor sul-africano que recebeu o Nobel de Literatura em 2003.

J. M. Coetzee é autor de vários romances e ensaios, a maior parte deles traduzidos em português, entre os quais 'A Vida e o Tempo de Michael K.', com o qual recebeu pela primeira vez o prémio Booker, em 1983, e, 'A Desgraça', que lhe valeu o mesmo prémio em 1999. 'À Espera dos Bárbaros', 'A Ilha' e 'A Idade do Ferro' são outras das obras do escritor.

"A sua intervenção no Fólio será um dos pontos altos desta edição e uma oportunidade única de contacto com uma figura central do pensamento literário contemporâneo", considera a organização do festival.

Além dos dois laureados com o Prémio Nobel da Literatura estão confirmados na edição 2025 autores como a jornalista norte-americana Anne Applebaum, o historiador israelita Avi Shlaim, o escritor irlandês Paul Murray e a norte-americana Carmen Maria Machado.

A edição 2025 do festival tem como tema 'Fronteiras' e, segundo a câmara, a programação, que deverá ser apresentada nas próximas semanas, "propõe uma reflexão crítica e plural sobre os limites geográficos, políticos, linguísticos, identitários".

O festival contará com mesas-redondas, conversas com autores, sessões de leitura, concertos, exposições, performances, lançamentos de livros, iniciativas para o público escolar, programação infantojuvenil e diversas ações em rede com escolas, universidades, bibliotecas e livrarias.

Organizado pelo município de Óbidos, em parceria com a empresa municipal Óbidos Criativa, a Ler Devagar e a Fundação Inatel, o Fólio teve a sua primeira edição em 2015, apenas interrompido em 2020 devido à pandemia de covid-19.

A edição de 2024 atraiu mais de 100 mil pessoas ao concelho de Óbidos, Cidade Criativa da Literatura da UNESCO desde 2015.

Leia Também: Festival Costa Vicentina Early Music volta a Vila do Bispo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas