Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Detidas 1.803 pessoas em operação contra branqueamento de capitais

Entre setembro e novembro, foram detidas 1.803 pessoas e identificadas 18.000 numa operação europeia contra o branqueamento de capitais, através da angariação de 'mulas de dinheiro', anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Detidas 1.803 pessoas em operação contra branqueamento de capitais

Em comunicado, a PJ refere que a operação, designada por por EMMA 7 ("European Money Mule Action"), envolveu 27 países e foi levada a cabo através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica - UNC3T, em articulação com a EUROPOL/European Cybercrime Center (EC3) e com o apoio da Federação Bancária Europeia, FinTech FinCrime Exchange, Interpol, Western Union, Microsoft, Instituições Financeiras e Fourthline.

Em Portugal, as autoridades conseguiram identificar 94 pessoas como sendo "mulas de dinheiro" (pessoas que transferem dinheiro de uma parte para outra, recebendo comissão por esse branqueamento), sete angariadores, dos quais resultaram três detenções.

Ainda em território nacional, foram iniciadas neste âmbito 85 investigações, reportadas 527 transações bancárias fraudulentas e apreendidos cerca de 530.000,00 euros de "proveniência ilícita".

A um nível global, a operação permitiu identificar mais de 18 mil "mulas de dinheiro" e deter 1.803 pessoas, evitando a perda de 67.500.000,00 euros.

A Polícia Judiciária adverte ainda que ser "mula de dinheiro" constitui um crime, pelo que devem ser denunciadas práticas de aliciamento em qualquer esquadra ou posto policial.

"A campanha de prevenção visa sensibilizar o público em geral que as "mulas de dinheiro" são indivíduos, recrutados por organizações criminosas, para transferirem fundos ilícitos de um local para outro, recebendo como contrapartida uma comissão", sublinha a PJ em comunicado.

Leia Também: Tiroteio em zona industrial do Seixal faz um ferido

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório