Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Bastonário dos Médicos defende máscara em todos os "espaços fechados"

"O Governo tinha decidido que continuávamos a utilizar máscara nos centros comerciais, mas deixávamos de utilizar nas 'lojas de rua'. Não faz sentido", vincou Miguel Guimarães.

Bastonário dos Médicos defende máscara em todos os "espaços fechados"
Notícias ao Minuto

10:34 - 16/11/21 por Notícias ao Minuto

País Miguel Guimarães

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, considerou, esta terça-feira, em direto na SIC Notícias, que, "neste momento, o que nós temos de fazer é reativar aquilo que são as medidas de proteção individual e coletiva", como "a utilização da máscara em espaços fechados, o distanciamento social e a lavagem frequente das mãos". 

"O Governo tinha decidido que continuávamos a utilizar máscara nos centros comerciais, mas deixávamos de utilizar nas 'lojas de rua'. Não faz sentido. Uma loja [destas] que tenha 20 ou 30 pessoas está completamente cheia. É pior que, se calhar, 200 ou 300 num centro comercial", vincou. 

Ainda assim, e além disto, "temos de ter algum cuidado com o controlo de fronteiras", devido ao aumento de casos em diversos países, especialmente da Europa. 

O responsável teceu também considerações sobre o teletrabalho, "uma solução que existe" e que pode ser usada "até para descongestionar os grandes fluxos de trânsito que existem nas grandes cidades".

"Não me parece, neste momento, que seja necessário fazer propriamente confinamentos. [Mas sim] ter regras específicas", sublinhou.

Recorde-se que o primeiro-ministro, António Costa, convocou já para esta semana uma reunião no Infarmed sobre a evolução da situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal.

O encontro, que junta peritos, políticos, e parceiros sociais, ocorre já esta sexta-feira e realiza-se numa altura em que está em marcha o processo de vacinação dos maiores de 65 anos e de profissionais de saúde com uma terceira dose da vacina contra a Covid-19.

A última reunião no Infarmed, em Lisboa, realizou-se no passado dia 16 de setembro, numa conjuntura em que Portugal registava progressos acentuados na evolução da taxa de vacinação, uma redução da incidência e do índice de transmissão (Rt) da Covid-19.

Leia Também: AO MINUTO: "Não estamos numa vaga pandémica"; Amesterdão cancela Ano Novo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório