Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Guarda celebra 822 anos da atribuição de foral com várias iniciativas

O município da Guarda vai celebrar os 822 anos da atribuição do foral por Dom Sancho I à cidade mais alta do país com uma sessão solene, homenagens, exposições, música e atividades desportivas, entre outras iniciativas.

Guarda celebra 822 anos da atribuição de foral com várias iniciativas
Notícias ao Minuto

11:02 - 15/11/21 por Lusa

País Guarda

Segundo a autarquia presidida por Sérgio Costa, o programa comemorativo de mais um aniversário da cidade vai decorrer entre os dias 24 e 28 deste mês.

A fonte refere, em comunicado hoje enviado à agência Lusa, que o destaque da programação vai para o dia de cidade, 27 de novembro, um sábado.

Naquele dia, as atividades comemorativas começam pelas 10:00, com a cerimónia do hastear da bandeira ao som do hino interpretado pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra, junto do edifício dos Paços do Concelho.

"De seguida, às 10:15, serão descerradas, na 'Galeria dos Presidentes', as fotografias dos antigos presidentes de Câmara, Álvaro Amaro e Carlos Chaves Monteiro, e da Assembleia [Municipal], Cidália Valbom", acrescenta.

De acordo com a nota, às 10:45, acontece o "momento alto das comemorações" com a Sessão Solene Comemorativa do 822.º Aniversário da Atribuição do Foral à Cidade da Guarda, na Sala António Almeida Santos.

Na sessão de aniversário serão atribuídas Medalhas de Grau Ouro e Medalhas de Grau Prata "em homenagem e reconhecimento a personalidades e instituições que se destacaram no panorama da cidade e região", é referido.

No mesmo dia, na Rosácea do edifício dos Paços do Concelho, junto à Sala António Almeida Santos, estará patente uma exposição das escolas do concelho sobre o Foral da Guarda, que foi atribuído à cidade em 1199, pelo rei Dom Sancho I.

Pelas 15:30, o município irá proceder à homenagem póstuma ao deputado municipal Tiago Gonçalves (falecido em 18 de julho de 2020), com a atribuição do seu nome ao Largo da antiga Escola de Vila Mendo, localidade do concelho da Guarda de onde era originário.

Ao final da tarde, às 18:00, no Jardim José de Lemos, o município irá acender a iluminação de Natal da cidade.

O dia do aniversário da cidade mais alta do país termina com um concerto de Fausto, pelas 21:30, no grande auditório do Teatro Municipal.

Também no âmbito das comemorações do 822.º aniversário da Guarda, no dia 24 de novembro, quarta-feira, pelas 18:00, no Museu da Guarda, será inaugurada a exposição "Le couple" - Fundação Árpád Szenes - Vieira da Silva.

A autarquia refere tratar-se de "uma importante mostra de retratos de uma das mais importantes duplas criativas das artes plásticas do século XX".

O cartaz das comemorações contempla, ainda, nos dias 26, 27 e 28 de novembro, a realização de um Torneio Nacional de Patinagem Livre e Solo Dance - Torneio Nacional de Benjamins, no Pavilhão Municipal de São Miguel, organizado pela Câmara Municipal da Guarda, pela Associação de Patinagem de Coimbra e pela Federação Portuguesa de Patinagem.

A fechar o cartaz, no dia 28 de novembro, um domingo, a partir das 09:00, realiza-se a Invernal de BTT -- Cidade da Guarda, uma iniciativa do município e do Clube de Montanhismo local.

Leia Também: Mais de 44 mil idosos vivem sozinhos e/ou isolados no país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório