Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Norma sobre vacinação de recuperados publicada "nos próximos dias"

Graça Freitas adianta que as pessoas que ainda não terminaram o esquema de vacinação vão ser inoculadas nesta segunda fase.

Norma sobre vacinação de recuperados publicada "nos próximos dias"
Notícias ao Minuto

12:16 - 12/11/21 por Tomásia Sousa

País Covid-19

A Diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a norma para a vacinação de pessoas recuperadas da Covid-19 estará pronta "nos próximos dias", assim como o sistema informático para o seu agendamento.

"Estamos numa nova etapa da vacinação e essa nova etapa tem patamares. Começámos com as pessoas com mais de 80 anos", referiu Graça Freitas numa conferência de imprensa sobre a campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe sazonal.

"Relativamente aos recuperados, vão entrar num destes patamares", indicou, explicando que as pessoas que recuperaram do novo coronavírus e que, portanto, ainda não terminaram o esquema de vacinação, vão ser inoculadas nesta segunda fase.

Graça Freitas frisou que tem havido um "aumento da atividade viral enorme" em toda a Europa, reforçando o apelo para que os maiores de 65 anos se dirijam aos centros de vacinação assim que possível para receberem a terceira dose.

"O esquema primário de vacinação deu proteção durante meses. O reforço é para voltarem a um patamar de imunidade que lhes dê um conforto no inverno", explicou.

Sobre a inclusão de outros grupos nesse reforço da vacinação contra a Covid-19, a Diretora-geral da Saúde reiterou que há uma comissão técnica para a vacinação que emite pareceres nos quais o Ministério da Saúde baseia as suas decisões.

"Nesta fase temos de nos concentrar na nossa prioridade para agora: vacinar pessoas com mais de 65 anos", concluiu.

[Notícia atualizada às 12h32]

Reveja aqui a conferência de imprensa sobre a campanha de vacinação na íntegra:

Leia Também: AO MINUTO: Lote de vacinas 'ruma' a São Tomé; Holanda volta a confinar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório