Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Estado poupou 17 milhões na nova sede da PJ

A ministra da Justiça disse hoje que os 87 milhões de euros gastos na nova sede da Polícia Judiciária permitiram poupar 17 ME ao erário público, uma vez que o orçamento contratualizado fora de 105 milhões de euros.

Estado poupou 17 milhões na nova sede da PJ
Notícias ao Minuto

12:19 - 11/03/14 por Lusa

País Ministra da Justiça

"A obra, note-se bem, foi concluída dentro do prazo e nos limites orçamentados. O orçamento contratualizado, de 105.585.512,40 euros, foi por nós renegociado para 87.046.740,17 euros, resultando numa poupança para o erário público em mais de 17 milhões de euros", disse Paula Teixeira da Cruz, que falava na inauguração da nova sede desta polícia de investigação criminal.

A ministra acrescentou tratar-se de um investimento que foi realizado "em contraciclo" e que representa "35 por cento do orçamento do Ministério da Justiça para o período de três anos da sua execução".

Por isso, é "bem revelador da elevada importância que atribuímos a esta obra, pela Polícia Judiciária e pela sua função", disse.

A governante sublinhou ainda tratar-se de "um dos mais modernos edifícios existentes no mundo ao serviço da investigação criminal".

Para a ministra, e ainda que cada serviço e unidade continue a ocupar um espaço próprio, a sua concentração num mesmo edifício permitirá uma "melhor utilização de valências comuns e, simultaneamente, uma significativa redução dos custos de manutenção, bem como o fim das frequentes deslocações de funcionários entre os sete edifícios onde a PJ se encontrava instalada na capital".

A proximidade física de todos os serviços, disse, deverá ainda traduzir-se num "reforço da operacionalidade e eficácia da PJ, resultante de uma maior interação entre as diversas unidades" que passarão a ter sede no novo edifício, constituindo um "reforço estratégico tão mais importante quanto a crescente complexidade e sofisticação dos fenómenos criminais investigados".

No discurso da inauguração da nova sede da PJ, Paula Teixeira da Cruz destacou ainda o "eficaz combate" da PJ às fraudes no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na Segurança Social.

Sem deixar de referir o trabalho eficaz na investigação da criminalidade organizada e violenta, transnacional, económico-financeira, corrupção e no tráfico de estupefacientes, sublinhou que o trabalho da PJ no combate "aos interesses instalados, à promiscuidade entre interesses públicos e privados, contribui decisivamente para repor a igualdade".

"Havemos de vencer estes tempos, sobretudo contra todos os revivalismos totalitários que se reforçam em tempos de dificuldade global", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório