Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

GNR apreende meixão no rio Lis na Marinha Grande

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Vieira de Leiria, anunciou hoje a apreensão de 725 gramas de meixão no rio Lis, no concelho da Marinha Grande.

GNR apreende meixão no rio Lis na Marinha Grande
Notícias ao Minuto

10:30 - 26/10/21 por Lusa

País GNR

A apreensão ocorreu no âmbito de uma ação de fiscalização pelos militares da Guarda, que detetaram uma rede de pesca frequentemente utilizada para a captura ilegal de meixão e que, devido às suas características, é extremamente lesiva à fauna existente, informa uma nota de imprensa.

Na sequência da ação, que decorreu na sexta-feira, a GNR apreendeu o meixão, bem como o material utilizado na captura desta espécie.

O meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial da Marinha Grande.

A GNR lembra que a "enguia europeia, (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie".

"O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo", lê-se ainda no comunicado.

Leia Também: Marido agradece cuidado de militares da GNR com mulher após acidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório