Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Tripulantes de veleiro auxiliados ao largo de Sines por causa de orcas

Orcas destruíram o leme da embarcação, no segundo incidente registado este mês. Autoridades relembram manobras de segurança em caso de avistamento destes mamíferos.

Tripulantes de veleiro auxiliados ao largo de Sines por causa de orcas
Notícias ao Minuto

23:33 - 23/10/21 por Notícias ao Minuto

País Polícia marítima

Um homem de 49 anos de idade e uma mulher de 21 anos, de nacionalidade irlandesa, tiveram que ser auxiliados por elementos da Polícia Marítima, esta tarde de sábado, ao largo de Sines, depois de uma interação com orcas.

De acordo com um comunicado do Comando-local da Polícia Marítima de Sines, as orcas danificaram o leme do veleiro onde se encontravam os dois cidadãos irlandeses, a três milhas náuticas (cerca de cinco quilómetros) do Porto de Sines.

Os dois tripulantes encontravam-se bem, à chegada das autoridades, e não foi necessária assistência médica. O veleiro foi rebocado até ao porto de recreio de Sines.

"A Autoridade Marítima Nacional e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) recomendam a todos os navegantes que em caso de avistamento destes mamíferos, seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilizada a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações", indica a autoridade, na mesma nota.

No passado dia 19 de outubro, sublinhe-se, um grupo de orcas atacou a embarcação de pesca de Setúbal Boa Estrela, danificou os fundos e destruiu o leme. Os dois tripulantes não sofreram qualquer ferimento.

Em Espanha, o Ministério para a Transição Ecológica e Desafio Demográfico anunciou que vai lançar um estudo para analisar a interação entre as orcas com embarcações em águas espanholas, para minimizar impactos e garantir segurança.

Leia Também: Espanha vai estudar comportamento agressivo das orcas contra embarcações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório