"Sabe o que são espelhos retrovisores que anulam o ângulo morto?" A questão é colocada aos portugueses pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no Facebook. Estes, alertam os militares, já contribuíram para "reduzir o número de acidentes".
Mas comecemos pelo início. Sabe o que é o ângulo morto? A GNR explica que esta expressão é "utilizada quando o campo de visão do condutor, ou até mesmo o retrovisor, não consegue acompanhar e/ou alcançar determinadas situações na condução".
Os espelhos 'convencionais', aponta a autoridade, "nem sempre permitem ver as pessoas, bicicletas e automóveis que circulam mesmo ao nosso lado, especialmente nas curvas." Já os que anulam o ângulo morto "proporcionam aos condutores uma visão muito melhor da área imediatamente adjacente ao veículo".
E mais. "Os espelhos retrovisores que anulam o ângulo morto já contribuíram para reduzir o número de acidentes entre veículos pesados, ligeiros e motociclistas, ciclistas e peões", destaca ainda a GNR na mesma publicação.
Os militares terminam a publicação com um apelo aos condutores nacionais: "Se o seu veículo não tiver qualquer tipo de sistema contra ângulos mortos", a GNR aconselha "a adquirir um espelho de grande ângulo de modo a evitar este perigo constante".
Leia Também: PSP alerta para crime de especulação em táxis (e deixa conselhos)