Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Uma das figuras mais importantes da Igreja nos últimos cinquenta anos"

Padre Vítor Feytor Pinto morreu esta quarta-feira, aos 89 anos.

"Uma das figuras mais importantes da Igreja nos últimos cinquenta anos"
Notícias ao Minuto

11:27 - 06/10/21 por Notícias ao Minuto

País Padre Vítor Feytor Pinto

"Com a morte do Padre Feytor Pinto desaparece uma das figuras mais importantes da Igreja Católica Portuguesa nos últimos cinquenta anos". Foi, deste modo, que Marcelo Rebelo de Sousa lembrou, "já com saudade", o sacerdote que morreu esta quarta-feira, aos 89 anos. 

Para o Presidente da República, Feytor Pinto foi, "certamente", das figuras da Igreja "mais presentes em movimentos de jovens, de famílias, de comunidades sociais as mais diversas, e das mais sensíveis a todos os grandes problemas da sociedade portuguesa, da educação à saúde, da solidariedade social às migrações, da inclusão ao mundo do trabalho".

Numa mensagem publicada na página da Presidência da República, Marcelo destacou que o padre "não precisou sequer de pertencer à Hierarquia para ter influência decisiva em momentos essenciais da afirmação da mensagem cristã, com uma constante visão de serviço e de futuro, ou para ajudar a estabelecer diálogos ecuménicos e a aplanar caminhos em paróquias, dioceses e plataformas de partilha, em momentos cruciais da vida comunitária, desde os anos 70".

O chefe de Estado homenageou ainda "o Homem, o Mestre pela palavra e pelo exemplo, o Cidadão, o Português", e apresentou os "seus mais emocionados sentimentos aos seus familiares".

Recordou, "em particular, uma muito antiga amizade, que os anos mais recentes tornaram ainda mais forte, com o acompanhamento próximo da via crucis, feita de amor à vida e de capacidade de resistir e de se reinventar, que o Padre Vitor Feytor Pinto demonstrou até ao último minuto da sua presença entre nós".

De lembrar que o padre Vítor Feytor Pinto, antigo responsável pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, morreu, esta quarta-feira, aos 89 anos. Foi vítima de doença prolongada. Nasceu em 6 de março de 1932, na freguesia de Santo António dos Olivais, em Coimbra. Aos 10 anos ingressou no Seminário do Fundão e aos 23 anos foi ordenado sacerdote na Guarda.

[Notícia atualizada às 11h36]

Leia Também: Morreu o padre Vítor Feytor Pinto. Tinha 89 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório