Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Morreu o padre Vítor Feytor Pinto. Tinha 89 anos

Antigo responsável pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde foi vítima de doença prolongada.

Morreu o padre Vítor Feytor Pinto. Tinha 89 anos
Notícias ao Minuto

09:14 - 06/10/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Óbito

O padre Vítor Feytor Pinto, antigo responsável pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, morreu, esta quarta-feira, aos 89 anos, avança a RTP3. Foi vítima de doença prolongada.

De acordo com a Renascença, o padre sentiu uma indisposição esta terça-feira, tendo sido transportado da Casa Sacerdotal para o hospital, em Lisboa. Morreu na unidade hospitalar durante a noite.

No final do ano passado, recorde-se, o sacerdote, que sofria de doença prolongada, tinha sido internado no Hospital de Santa Maria devido à Covid-19. Teve alta mais de um mês depois.

O padre Vítor Feytor Pinto foi responsável pela paróquia de Campo Grande, no Patriarcado de Lisboa, e coordenou, durante vários anos, a Pastoral da Saúde em Portugal.

Foi ainda Assistente Nacional e Diocesano da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS), Assistente Diocesano dos Médicos Católicos e Assistente Diocesano da Associação Mundial da Federação dos Médicos Católicos (AMCP), para além de ter sido fundador do Movimento de Defesa da Vida, em Lisboa.

Vítor Feytor Pinto foi ordenado aos 23 anos

Vitor Francisco Xavier Feytor Pinto nasceu em 6 de março de 1932, na freguesia de Santo António dos Olivais, em Coimbra. Aos 10 anos ingressou no Seminário do Fundão e aos 23 anos foi ordenado sacerdote na Guarda.

Mestre em Bioética e licenciado em Teologia Sistemática, foi admitido em novembro de 2005 pelo papa Bento XVI entre os membros da Família Pontifícia, nomeando-o seu capelão, com o título de Monsenhor.

'A Vida é sempre um valor', '100 entradas para um mundo melhor' e 'A palavra vivida' são alguns dos livros escritos pelo Padre Vitor Feytor Pinto.

O padre Feytor Pinto foi também membro do Conselho Pontifício para os Profissionais da Saúde e do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

[Notícia atualizada às 10h02]

Leia Também: Morreu o poeta Fernando Echevarría

Recomendados para si

;
Campo obrigatório