Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Canárias: Há, pelo menos, oito portugueses na região afetada pelo vulcão

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo. A secretária de Estado, Berta Nunes, frisou que estes oito cidadãos portugueses residem nos três municípios afetados, mas, para já, não consta que precisem de qualquer tipo de ajuda.

Canárias: Há, pelo menos, oito portugueses na região afetada pelo vulcão
Notícias ao Minuto

14:32 - 20/09/21 por Melissa Lopes

País vulcão Cumbre Vieja

A secretária de Estado das Comunidades adiantou, em declarações à RTP, que estão identificados oito portugueses que residem na zona dos três municípios afetados pela erupção do vulcão, nas Canárias. 

De acordo com Berta Nunes, até ao momento, não foi comunicado às autoridades portuguesas que estas pessoas necessitassem de qualquer tipo de ajuda. 

A governante disse ainda que existiriam cerca de 500 turistas na ilha de Palma que estão a ser retirados do território, mas, neste momento, ainda não há informação sobre portugueses entre eles. Se eventualmente existirem cidadãos nacionais entre estes turistas, Berta Nunes aconselha-os a contactar o gabinete de emergência consular por email ou por telefone (no portal das comunidades)

Em toda a ilha de Palma, concretizou a secretária de Estado, residem cerca de 60 portugueses, tendo garantido Berta Nunes que o Governo está em permanente contacto com as autoridades locais, a acompanhar o desenrolar da situação

Cumbre Vieja de La Palma, que entrou em erupção no último domingo, é um dos complexos vulcânicos mais ativos das ilhas Canárias, sendo o responsável por duas das três últimas erupções nas ilhas, o vulcão San Juan (1949) e o Teneguía (1971). As autoridades espanholas preveem retirar das zonas de La Palma mais expostas à erupção do vulcão entre cinco e dez mil pessoas.

Os fluxos de lava, que há horas descem das encostas do vulcão, avançam a aproximadamente 700 metros por hora, com uma temperatura de 1.075 graus Celsius, de acordo com o Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan).

As autoridades locais já iniciaram a evacuação de vários bairros dos municípios de El Paso, Los Llanos de Aridane e Tazacorte, em antecipação ao avanço da lava.

A Guardia Civil mobilizou mais de 120 agentes, de diferentes unidades, para fazer face à situação. As autoridades referem que há várias estradas afetadas pela erupção, estando algumas delas encerradas ao tráfego por precaução. A erupção pode prolongar-se semanas ou meses, prevê o diretor do Instituto Vulcanológico das Canárias. 

Portugal já se mostrou disponível para ajudar Espanha, tendo António Costa enviado uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez. 

Este domingo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou que as cinzas vulcânicas podem chegar à Madeira. "Os efeitos mais prováveis da erupção do Cumbre Vieja na Região Autónoma da Madeira estão associados ao transporte de cinzas vulcânicas e outros compostos químicos, designadamente CO2 e SO2", refere o organismo português numa nota publicada no seu site.

Leia Também: UE ativa programa de observação por satélite para vulcão nas Canárias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório