Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Erupção pode prolongar-se semanas ou meses. 20 casas destruídas pela lava

Cerca de cinco mil pessoas foram retiradas de El Paso e de outras localidades na ilha de La Palma. Pedro Sánchez visita centro que está a receber as pessoas retiradas das suas casas e também vai deslocar-se às zonas afetadas pela erupção do vulcão Cumbre Vieja.

Notícias ao Minuto

09:32 - 20/09/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Vulcão Cumbre Vieja Canárias

A ilha de La Palma, nas Canárias, viveu uma noite de sobressalto com a progressão da lava proveniente do vulcão Cumbre Vieja, que continua em erupção. O presidente das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres, deu conta de danos materiais, esperando que não haja vítimas provocadas pela lava.

“A noite prosseguiu com a erupção. Era o previsível. Os técnicos dizem-nos que o vulcão vai expulsar metade da lava que teve o Teneguía (outro vulcão situado na ilha de La Palma), mas há muito magma, há que esperar. Não foram feitas novas evacuações”, disse Torres à Cadena SER, acrescentando que “haverá danos materiais relevantes, esperamos que não haja pessoais”.

Danos materiais que já se verificaram em El Paso. Sergio Javier Rodríguez Fernández, o presidente da Câmara de El Paso, afirmou à TVE que “pelo menos uma vintena de casas estão totalmente destruídas”.

O autarca referiu que a localidade foi “totalmente evacuada, é segura para as pessoas, mas não para infraestruturas”. Rodríguez Fernández frisou ainda que a “frente de lava tem 15 metros de altura”.

No total, mais de cinco mil pessoas foram retiradas de El Paso e de outras localidades de La Palma face ao avança da lava do Cumbre Vieja.

As previsões para o fim da erupção do vulcão não são animadoras. O diretor do Instituto Vulcanológico das Canárias, Nemesio Pérez, revelou à Cadena SER que a erupção do Cumbre Vieja poderá prolongar-se por “várias semanas, senão meses”. A duração vai depender da quantidade de magma que se acumulou no vulcão.

“A bolsa que pode estar a três ou cinco quilómetros de profundidade está ligada a outra bolsa a 20 ou 30 quilómetros, por isso a retroalimentação da que está a maior profundidade sobre a que está mais próxima da superfície pode fazer com que a erupção se alargue”, sublinhou o responsável do Instituto Vulcanológico das Canárias.

Pedro Sánchez já se encontra na ilha de La Palma e vai visitar esta segunda-feira um centro para onde foram levadas as pessoas retiradas das suas casas. À tarde vai visitar as zonas afetadas pela erupção do Cumbre Vieja.

Leia Também: Portugal disponível para auxiliar após erupção de vulcão nas Canárias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório