Um grupo de orcas decidiu interagir, este domingo, junto ao Porto de Sines, no Alentejo, com um barco que navegava rumo a Sesimbra.
Em dois vídeos, partilhados nas redes sociais por Miguel Lacerda, presidente da Cascaisea, é possível ver pelo menos um animal desta espécie a ‘empurrar’ o barco de borracha que estava a ser arrastado por outra embarcação.
Apesar de, para muitos, este ser um momento engraçado, Miguel Lacerda salientou, na sua página de Facebook que o comportamento das orcas é “preocupante”.
“Orcas ontem e hoje à saída do Porto de Sines, junto à boia vermelha de resguardo ao molhe. Preocupante este comportamento. O leme deixou de ser o único foco das orcas. Pararam o barco, andaram à ré e as orcas continuaram a divertir-se quer com o bote, quer com o leme. O barco ruma agora para Sesimbra, aparentemente sem grandes danos”, lê-se na publicação do empresário.
Recorde-se que, nos últimos meses, têm sido relatados vários ataques de orcas ao largo de Portugal e Espanha, alguns dos quais já provocaram danos em embarcações e até feridos.
Leia Também: Golfinho interage e diverte banhistas. Especialistas alertam para riscos