Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Governo decreta três dias de luto nacional. Sampaio "foi um exemplo"

O primeiro-ministro manifestou o "profundo sentimento de tristeza e de perda" na sequência da morte de Jorge Sampaio. Num discurso emocionado, António Costa enalteceu as qualidades do antigo Presidente da República e anunciou que o Governo vai decretar luto nacional de três dias. "Curvamo-nos todos na memória de alguém que foi um exemplo", afirmou.

Governo decreta três dias de luto nacional. Sampaio "foi um exemplo"
Notícias ao Minuto

11:46 - 10/09/21 por Filipa Matias Pereira

País Jorge Sampaio

O primeiro-ministro reagiu, esta sexta-feira, à morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, anunciando que o "Conselho de Ministros irá decretar luto nacional de três dias". 

"As minhas primeiras palavras são dirigidas à Dra. Maria José Rita, aos seus filhos Vera e André, ao seu irmão Daniel, a toda a sua família, amigos, ao Partido Socialista e a todos aqueles que ao longo da vida trabalharam, conviveram e partilharam a vida com o Dr. Jorge Sampaio. A todos, com todos, partilho um profundo sentimento de tristeza e de perda neste momento", disse António Costa numa comunicação feita a partir de São Bento. 

O governante enalteceu o "mesmo sentido cívico de militância, de convicção com que, em 1962, [Sampaio] assumiu a liderança do movimento estudantil de combate à ditadura, e nos últimos anos, já não tendo nenhuma função oficial, assumiu o encargo de lançar uma grande plataforma internacional para que os refugiados sírios pudessem prosseguir os seus estudos universitários".

Para Jorge Sampaio, continuou, "o exercício dos múltiplos cargos políticos foram sempre e só mais uma forma de exercer a sua cidadania. Foi membro do governo nos difíceis tempos dos governos provisórios, foi deputado apaixonado, líder parlamentar no momento em que a democracia já estava consolidada".

Foi eleito e reeleito Presidente da República "honrando o lema com que concorreu: 'Um por todos e todos por um'

Ao longo do seu percurso, Sampaio foi eleito e reeleito Presidente da República "honrando o lema com que concorreu: 'Um por todos e todos por um'", lembrou o chefe de Governo. 

António Costa anunciou ainda que o Conselho de Ministros, reunido eletronicamente, irá decretar luto nacional por um período de três dias, "para amanhã [sábado], domingo e segunda-feira".

Notícias ao Minuto António Costa e Jorge Sampaio© Leonel de Castro / Global Imagens  

"Em contacto com a família", detalhou, serão ainda anunciadas brevemente as datas, os locais e o horário dos diferentes momentos das cerimónias fúnebres de Jorge Sampaio. 

Curvamo-nos todos na memória de alguém que foi um exemplo"

"Em nome do Governo, e estou a certo que em nome da generalidade dos portugueses, apresento as sentidas condolências à família, e curvamo-nos todos na memória de alguém que foi um exemplo, um lutador pela liberdade, pela democracia e que tanto prestigiou, com a sua verticalidade ética, a nossa vida política", rematou, num discurso emocionado. 

Portugal despede-se, esta sexta-feira, de Jorge Sampaio. O antigo Presidente, que era visto como um político discreto, paciente e conciliador, morreu hoje aos 81 anos. Foi advogado, teve uma longa vida de intervenção política que iniciou, ainda estudante, como um dos protagonistas da crise académica nos anos 60.

Ao final da manhã de hoje, em nota enviada às redações, o gabinete do primeiro-ministro confirmou que foi decretado o luto nacional nos dias 11, 12 e 13 de setembro de 2021.

Reveja aqui a declaração ao país do primeiro-ministro:

[Notícia atualizada às 14h11]

Leia Também: Personalidades e entidades prestam homenagem a Sampaio nas redes sociais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório