Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Associação Sindical dos Juízes "repudia" ações de Rui Fonseca e Castro

ASJP refere que "tal comportamento não se adequa aos princípios afirmados no Compromisso Ético dos Juízes Portugueses nem contribui para a confiança dos cidadãos na Justiça". 

Associação Sindical dos Juízes "repudia" ações de Rui Fonseca e Castro
Notícias ao Minuto

10:46 - 08/09/21 por Notícias ao Minuto

País Rui Fonseca e Castro

Depois de Rui Fonseca e Castro ter insultado polícias, esta terça-feira, momentos antes de ter entrado para a audiência na qual foi ouvido no âmbito de um processo disciplinar interposto pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM), a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) "repudiou" o comportamento do juiz negacionista da Covid-19. 

Em comunicado, a ASJP refere que "estranha e repudia o comportamento de desafio ostensivo e gratuito às forças de autoridade adotado hoje [ontem], à porta do CSM, por um juiz visado num processo disciplinar". 

E mais: "Tal comportamento não se adequa aos princípios afirmados no Compromisso Ético dos Juízes Portugueses nem contribui para a confiança dos cidadãos na Justiça". 

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses aponta ainda, na mesma nota, que "os cidadãos podem confiar que as instituições do Estado saberão atuar adequadamente no exercício das suas competências."

De recordar que, antes de entrar no edifício, elementos da PSP pediram a Rui Fonseca e Castro que colocasse a máscara de proteção individual contra a Covid-19, visto que se encontrava um ajuntamento de manifestantes negacionistas no local e sem cumprir o distanciamento social. Perante o pedido, o juiz dirigiu-se aos agentes de forma agressiva.  

"Não me toque, está a perceber? Ponha-se no seu lugar, eu sou a autoridade judiciária aqui. Eu ponho-me no meu lugar e o meu lugar é acima de si. O senhor está abaixo de mim. Portanto, o senhor não vai carregar sobre ninguém", afirmou. 

Leia Também: Juiz negacionista insulta PSP. "Estou acima de si. O senhor está abaixo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório