Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Juiz negacionista insulta PSP. "Estou acima de si. O senhor está abaixo"

Rui Fonseca e Castro ofendeu elementos das forças policiais momentos antes de ser ouvido no processo disciplinar a que está arrolado. Na audiência, o juiz também ofendeu os magistrados que o interrogaram.

Juiz negacionista insulta PSP. "Estou acima de si. O senhor está abaixo"
Notícias ao Minuto

09:20 - 08/09/21 por Notícias ao Minuto

País Rui Fonseca e Castro

O juiz negacionista Rui Fonseca e Castro insultou, esta terça-feira, polícias momentos antes de ter entrado para audiência na qual foi ouvido no âmbito de um processo disciplinar interposto pelo Conselho Superior da Magistratura. 

Antes de entrar no edifício, elementos da PSP pediram a Rui Fonseca e Castro que colocasse a máscara de proteção individual contra a Covid-19, visto que se encontrava um ajuntamento de manifestantes negacionistas no local e sem cumprir o distanciamento social. Perante o pedido, o juiz dirigiu-se aos agentes de forma agressiva.  

Nas imagens captadas pela SIC Notícias, é possível ouvir um dos polícias a perguntar ao magistrado se achava que estava a dar "algum exemplo" ao não colocar a máscara, ao que Rui Fonseca e Castro responde, aproximando de forma ameaçadora para o agente: 

"O senhor não tem de dizer que exemplo é que eu dou ou não. Não me toque, está a perceber? Ponha-se no seu lugar, eu sou a autoridade judiciária aqui. Eu ponho-me no meu lugar e o meu lugar é acima de si. O senhor está abaixo de mim. Portanto, o senhor não vai carregar sobre ninguém", afirmou, tendo sido prontamente elogiado pelos cerca de 100 cidadãos negacionistas. 

Contactada pelo canal televisivo, a PSP não quis adiantar se vai avançar ou não com uma participação criminal junto do Ministério Público. 

Ainda assim, as ofensas do juiz não se ficaram por aqui. Já na audiência, que durou mais de uma hora, Rui Fonseca e Castro acusou os membros do conselho, no qual se encontra o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, de "inocentarem pedófilos" e de pertencerem a ordens secretas. 

"Este processo é um processo de silenciamento. Não estou aqui por inocentar pedófilos, como também é habitual em Vossas Excelências. Eu estou aqui por ter levantado a voz", declarou o juiz que não acredita na existência da pandemia, nos óbitos que esta provoca e que rejeita a evidência científica das vacinas contra a Covid-19. 

Importa recordar que o magistrado encontra-se suspenso de funções enquanto aguarda a decisão do conselho no processo disciplinar interposto por acusações de incitamento ao incumprimento das regras sanitárias e devido às declarações públicas que fez, que contrariam a existência da pandemia. 

Rui Fonseca e Castro teve nesta audiência pública a última oportunidade antes de o conselho decidir se será ou não afastado da magistratura, a sanção mais pesada que o Conselho Superior da Magistratura pode aplicar. 

Leia Também: Manifestantes contra vacinas precisam de "lição de democracia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório