Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Ensino superior. "Mais 15 mil candidatos do que há cinco anos"

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esteve esta manhã de sábado na SIC Notícias a comentar o novo máximo de candidatos ao ensino superior, também o mais elevado desde 1996.

Ensino superior. "Mais 15 mil candidatos do que há cinco anos"
Notícias ao Minuto

10:59 - 21/08/21 por Notícias ao Minuto

País Ensino Superior

Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, indicou este sábado, na antena da SIC Notícias, que o novo máximo de candidatos ao ensino superior segue em linha com o ano passado e que é resultado de várias apostas na sua democratização.

Descrevendo os números hoje divulgados como "um excelente resultado", o governante começou por congratular "todos aqueles que se candidataram, mas também as instituições de ensino superior". "Demonstra claramente uma tendência crescente dos jovens e das famílias na formação superior, mas também nas próprias instituições", disse.

Sublinhe-se que mais de 63 mil estudantes candidataram-se à primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior público, o maior número desde 1996. "Este ano temos mais mil candidatos do que no ano passado e cerca de mais 15 mil do que aqueles que se candidatavam tipicamente há cinco anos", acrescentou.

"O número de diplomados está a aumentar", afirmou, acrescentando que "cerca de 46% da população entre 30 e 34 anos tem ensino superior" e que o "desemprego dos licenciados está em níveis históricos".

Questionado sobre as razões para este aumento de interesse, numa altura de dificuldades acrescidas para as famílias, Manuel Heitor elencou um conjunto de razões, começando, por exemplo, por "um mercado de trabalho cada vez mais atento à valorização de qualificações".

"Certamente, também, a perceção pública de que a qualidade de vida passa por aprender mais e conhecer mais", acrescentou, mencionando, ainda, o "reforço da ação social escolar feito ao longo dos últimos anos", o que significou "redução efetiva das despesas da família", também através da redução do valor da propinas.

O aumento do ensino de proximidade também foi lembrado. "Há ensino superior em 30% dos municípios, em cerca de 130 localidades", indicou, destacando a democratização "de forma gradual e sistemática" do acesso ao ensino superior.

Leia Também: Mais de 63 mil candidatos ao ensino superior, maior número desde 1996

Recomendados para si

;
Campo obrigatório