Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

RCA. Militares portugueses estiveram em operações de paz até 12 de agosto

Mais de 150 militares portugueses ao serviço da missão das Nações Unidas na República Centro-Africana (RCA) estiveram envolvidos em operações de paz entre 22 de julho e 12 de agosto, dia em que regressaram à base em Bangui.

RCA. Militares portugueses estiveram em operações de paz até 12 de agosto
Notícias ao Minuto

16:43 - 18/08/21 por Lusa

País República Centro-Africana

Em comunicado, o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) explica que 152 militares e 45 viaturas da 9.ª Força Nacional Destacada, maioritariamente composta por paraquedistas, estiveram entre 22 e 27 de julho na região de Bozoum, localizada no oeste da RCA, para garantir a seguranca necessária à execução da 2.ª/3.ª ronda das eleições legislativas no país, que decorreram dia 25.

Juntamente com outras forças da a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (Minusca), os militares portugueses desenvolveram patrulhas de segurança, por forma a garantir a proteção de civis, a liberdade de movimentos e criar condições para um ambiente estável e seguro, numa região onde a 1ª e a 2ª ronda das eleições já tinham sido boicotadas e havia ameaça de voltarem a sê-lo.

Numa missão subsequente, a Força Portuguesa esteve, entre 28 de julho a 10 de agosto, na região de Bocaranga, a 430 quilómetros a noroeste da capital, Bangui, uma área de grande atividade de grupos armados, relata ainda o comunicado.

Nesta região, os militares tiveram a missão de garantir a proteção de civis, assegurar a liberdade de movimentos e criar um ambiente seguro e estável nas regiões de Bocaranga, Ndim e Koui.

"Logo a 28 de julho, os militares portugueses iniciaram a execução de patrulhas de segurança e de voos de reconhecimento aéreo, por forma a contactar com a população e a demonstrar a presença robusta de forças da Minusca na região", escreve o EMGFA.

Em 10 de agosto, a Força Portuguesa iniciou o regresso a Bangui, numa viagem de três dias, tendo chegado à capital a 12 de agosto.

Com 180 militares atualmente no terreno, esta é a 9.ª força portuguesa destacada neste teatro de operações.

O contingente é composto maioritariamente do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista do Exército Português, integrando ainda militares de outras unidades do Exército e Controladores Aéreos Avançados da Força Aérea.

Considerado pela ONU como o segundo país menos desenvolvido do mundo, a RCA caiu no caos e na violência em 2013, após o derrube do então presidente, François Bozizé, por grupos armados juntos na Séléka, o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas na anti-Balaka.

Desde então, o território centro-africano tem sido palco de confrontos comunitários entre estes grupos, que obrigaram quase um quarto dos 4,7 milhões de habitantes da RCA a abandonarem as suas casas.

Além dos 180 militares portugueses que integram a Minusca, Portugal tem mais 58 militares portugueses na RCA, que participam na missão de treino promovida pela União Europeia até setembro deste ano.

Leia Também: RCA. Direitos humanos em estado "alarmante" devido a abusos no país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório