Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Portugal recebe 21 crianças e jovens estrangeiros não acompanhados

Estes, "com idades a partir dos 15 anos", foram recebidos ao abrigo do Programa de Recolocação Voluntária. "Encontram-se já 121 crianças e jovens no país", avança o Governo.

Portugal recebe 21 crianças e jovens estrangeiros não acompanhados
Notícias ao Minuto

10:25 - 11/08/21 por Notícias ao Minuto

País Asilo

Portugal recebeu esta terça-feira, dia 10 de agosto, "um grupo de 21 crianças e jovens estrangeiros não acompanhados, provenientes dos campos de refugiados da Grécia", indica uma nota conjunta dos gabinetes da Ministra de Estado e da Presidência, do Ministro da Administração Interna e da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Estes são naturais do Afeganistão, Paquistão, Bangladesh, Palestina, Marrocos, Iraque, Egito e Síria, tendo o acolhimento sido feito "nas regiões do Norte, Centro e Lisboa".

Estas crianças e jovens, "com idades a partir dos 15 anos", foram recebidos ao abrigo do Programa de Recolocação Voluntária. "Foram acolhidas em Unidades de Acolhimento Especializado de caráter temporário, seguindo-se encaminhamento para respostas adequadas às suas expetativas e projetos de vida individuais", é ainda referido no mesmo comunicado.

Com a chegada deste grupo, "encontram-se já 121 crianças e jovens no país", com o Governo português a ter respondido "ao apelo do governo grego e da Comissão Europeia, em março de 2020, para a recolocação dos cerca de 5.500 crianças e jovens que se encontravam na Grécia". 

Já no âmbito do Programa de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o "nosso país recebeu já 797 pessoas vindas do Egito e da Turquia e com diferentes nacionalidades (da Síria, Iraque, Etiópia, Sudão, Sudão do Sul, Eritreia e Somália)". 

O Executivo avança também que Portugal foi "o 6.º país europeu que mais refugiados acolheu ao abrigo do Programa de Recolocação da UE", recebendo "1.550 refugiados vindos da Grécia (1 190) e Itália (360) entre dezembro de 2015 e abril de 2018". Estes foram acolhidos por 97 municípios. 

Ao abrigo do Acordo Administrativo assinado entre o Ministério da Administração Interna de Portugal e o Ministério da Migração e do Asilo grego, "que prevê a transferência de 100 beneficiários/requerentes de proteção internacional numa fase piloto, também já chegaram 16 cidadãos". Portugal recebeu igualmente "142 requerentes de asilo ao abrigo do acordo entre a UE e a Turquia, entre junho de 2016 e dezembro de 2017".

O Governo português faz questão de sublinhar que a "integração e o acolhimento de pessoas refugiadas têm sido uma prioridade", num "esforço contínuo que envolve o Estado central, as autarquias locais e as organizações da sociedade civil".

Leia Também: Atleta bielorrussa pede aos concidadãos para "deixarem de ter medo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório