Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Fogo em Santa Maria da Feira extinto mas ainda sob vigilância

O incêndio que deflagrou hoje em mato e floresta nas freguesias de Canedo, Vale e Vila Maior, concelho de Santa Maria da Feira (Aveiro), está extinto, embora ainda se mantenham 116 operacionais em prevenção.

Fogo em Santa Maria da Feira extinto mas ainda sob vigilância
Notícias ao Minuto

21:09 - 31/07/21 por Lusa

País Incêndios

O fogo, cujo alerta foi dado cerca das 16:50 de hoje, "está extinto, mas em vigilância ativa", avançou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operação de Socorro (CDOS) de Aveiro.

No local, "continuam 116 operacionais para as operações de precaução", além de 36 veículos.

Durante o dia, o combate ao incêndio contou ainda com cinco meios aéreos.

Cerca das 20:45 de hoje, Portugal tinha 173 incêndios ativos, que estavam a ser combatidos por 659 operacionais com a ajuda de 222 viaturas.

O país tinha hoje 47 concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve com risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco muito elevado de incêndio o IPMA colocou cerca de uma centena de municípios dos distritos de Lisboa, Braga, Faro, Leiria, Castelo Branco, Viseu, Coimbra, Aveiro, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Porto, Portalegre e Beja.

Outros cerca de 80 concelhos dos distritos de Évora, Setúbal, Lisboa, Portalegre, Faro, Santarém, Porto, Viana do Castelo, Braga e Vila Real estão em risco elevado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

Leia Também: Dominado fogo em eucaliptal no concelho de Sousel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório