Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Violação em Espanha. Pai de suspeito fala de aproveitamento político

Famílias dos portugueses suspeitos de violação em Espanha admitem a possibilidade de avançar judicialmente contra alguns políticos espanhóis.

Violação em Espanha. Pai de suspeito fala de aproveitamento político
Notícias ao Minuto

23:39 - 27/07/21 por Melissa Lopes

País Violação em Espanha

O pai de um dos quatro portugueses suspeitos de uma violação em Espanha diz estar a haver aproveitamento político do caso e, em declarações à SIC Notícias, admitiu a possibilidade de avançar com uma queixa contra alguns políticos espanhóis.

Segundo a estação, o progenitor fala mesmo de uma vergonhosa pressão de políticos e órgãos de comunicação espanhóis. 

Dois dos quatro suspeitos da alegada violação em Gijón (Espanha) vão ficar em prisão preventiva sem direito a fiança, decretou o tribunal na segunda-feira.

Os outros dois suspeitos vão ficar em liberdade até ao julgamento, ficando impedidos de se aproximar ou de contactar com as mulheres.

Os dois suspeitos em liberdade poderão regressar a Portugal, desde que se mantenham à disposição da Justiça espanhola. Já os dois detidos foram encaminhados para o centro de detenção das Astúrias.

Os quatro homens são naturais de Braga e têm cerca de 20 anos. 

O advogado oficioso dos portugueses, German-Rámon, diz ter provas de que o sexo foi consentido e que não houve violência ou coação contra as jovens. 

De recordar que a polícia espanhola anunciou ter detido, no passado sábado, quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país.

Segundo o jornal El Mundo, que citou fontes ligadas à investigação, as duas mulheres, uma asturiana e outra basca, deslocaram-se de manhã à esquadra para apresentar queixa, tendo relatado que tinham encontrado um homem num bar e que foram com ele para a pensão onde estava hospedado para um encontro sexual.

Mas segundo o relato das duas mulheres, pelo caminho, apanharam um segundo homem e, ao chegarem à pensão, estavam lá outros dois. Os quatro obrigaram-nas a manter relações sexuais com todos eles, conta o El Mundo.

As jovens foram transferidas para o hospital de Gijón, em Cabueñes, para serem submetidas a exames médicos.

Leia Também: Oficial. Preventiva para dois portugueses acusados de violação em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório