Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Alberto João Jardim agraciado com prémio da Assembleia da Madeira

O antigo presidente do Governo da Madeira Alberto João Jardim venceu a 1.ª edição do Prémio Emanuel Rodrigues da Assembleia Legislativa Regional, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da República, foi hoje anunciado.

Alberto João Jardim agraciado com prémio da Assembleia da Madeira
Notícias ao Minuto

14:21 - 15/07/21 por Lusa

País Madeira

"O júri do Prémio Emanuel Rodrigues, galardão instituído pela Assembleia Legislativa da Madeira, selecionou Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim como vencedor da primeira edição deste prémio", lê-se na informação divulgada pelo parlamento madeirense.

A distinção vai ser entregue no dia 19 de julho, no Dia da Assembleia Legislativa da Madeira, que vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O júri é presidido pela vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e deputada do PSD Rubina Leal, José Júlio Fernandes e Madalena Nunes.

Rubina Leal, que é a principal mentora deste prémio, justifica a decisão argumentando que o antigo governante é uma "figura absolutamente incontornável na história da Região Autónoma da Madeira, na construção da autonomia" e um "reflexo na identidade regional".

Ao vencedor do Prémio Emanuel Rodrigues é atribuído um valor monetário, tendo Alberto João Jardim decidido "entregar a totalidade desse valor a uma instituição que o júri considere pertinente", adianta.

Este prémio visa homenagear o primeiro presidente da Assembleia Legislativa da Madeira e "tem como objetivo distinguir cidadãos e/ou instituições que tenham efetuado trabalhos no âmbito académico, literário, histórico, científico, artístico ou jornalístico que relevem a importância da autonomia e da identidade regional".

Nesta primeira edição, foram apresentadas oito propostas, por seis entidades, nomeadamente o Governo Regional da Madeira, a Universidade da Madeira, a Associação de Municípios da RAM, a Associação de Promoção da Madeira, a Delegação Regional da Madeira da Sociedade Portuguesa de Autores e a Direção Regional do Sindicato dos Jornalistas.

"O mérito da ação desenvolvida pelos cidadãos e instituições propostas é inegável. É com satisfação, e com elevada responsabilidade, que os elementos do júri analisaram as propostas das seis entidades", escreve Rubina Leal na nota.

A vice-presidente salienta que "a génese deste prémio é precisamente distinguir aqueles que se destacam na construção autonómica e que contribuem, de forma decisiva, para a afirmação da nossa entidade enquanto Região Autónoma".

Por isso, considera ser "da mais elementar justiça atribuir a primeira edição deste galardão a Alberto João Jardim, o que engrandece, não apenas estas, como também as futuras edições do Prémio Emanuel Rodrigues".

Leia Também: Covid-19. Madeira regista 23 novos casos nas últimas 24 horas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório