Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ordem alerta: Afogamento é a 2ª causa de morte acidental de crianças

A Ordem dos Enfermeiros deixa também alguns conselhos para se estiver a vigiar crianças perto da água. O organismo alertou que, em média, morrem nove crianças por afogamento por ano, "principalmente em piscinas", indicando ainda recomendações específicas a ter em conta nestes espaços.

Ordem alerta: Afogamento é a 2ª causa de morte acidental de crianças
Notícias ao Minuto

11:40 - 10/07/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Com a previsão do aumento das temperaturas este fim de semana, a Ordem dos Enfermeiros alertou que "o afogamento é a segunda causa de morte acidental de crianças em Portugal e é responsável por centenas de internamentos, afetando mais as crianças até aos oito anos".

"Uma morte rápida e silenciosa que, anualmente, mata, em média, nove crianças, principalmente em piscinas", advertiu a ordem profissional, num comunicado divulgado ontem nas suas plataformas digitais oficiais. 

Posto isto, o organismo salientou que é assim "fundamental garantir que a criança esteja sempre sob a vigilância de um adulto, quando estiver perto de uma piscina, do mar ou de um rio". "Os afogamentos ocorrem, frequentemente, quando a criança é deixada sozinha, mesmo por instantes. Um segundo pode ser fatal", é também destacado. 

Portanto, se estiver a vigiar crianças, a Ordem dos Enfermeiros aconselha os seguintes cuidados: não beba bebidas alcoólicas, não ande de barco, não pratique qualquer atividade aquática e certifique-se sempre da profundidade da água antes de mergulhar. 

No caso particular de piscinas, se houver menores: instale uma cerca protetora em redor da piscina, tenha um telefone próximo da piscina e lembre-se que o número nacional de emergência é o 112 e retire os brinquedos da piscina logo após o seu uso - como por exemplo boias, bolas ou barcos - para que a criança não os tente apanhar. 

"Não deixe, nunca, uma criança sozinha perto de qualquer reservatório de água, seja uma banheira, piscina, mar ou rio. Prevenir não custa!", reitera ainda o organismo. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo nove distritos de Portugal continental - Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal, Beja e Faro - , devido à previsão de tempo quente.

Leia Também: Calor. União Zoófila alerta para precauções a ter com os gatos e cães

Recomendados para si

;
Campo obrigatório