Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Calor. União Zoófila alerta para precauções a ter com os gatos e cães

Saiba ainda como identificar e o que fazer caso o seu companheiro de quatro patas sofra "um golpe de calor".

Calor. União Zoófila alerta para precauções a ter com os gatos e cães
Notícias ao Minuto

11:18 - 10/07/21 por Mafalda Tello Silva

País Animais

Com as temperaturas a aumentarem a partir deste sábado em todo o país, a União Zoófila deixou algumas medidas de precaução e cuidados que os donos de cães e gatos devem ter em atenção durante dias de muito calor. 

De acordo com uma nota partilhada pela associação de proteção animal, o mais importante, neste dias, é garantir que os companheiros de quatro patas têm acesso "a sombra e muita água fresca disponível". 

Depois, no caso particular dos cães, devem ser evitados passeios "nas horas de maior calor" e nunca devem ser deixados "dentro do carro". 

A União Zoófila recordou também que é preciso ter "especial atenção" com "animais de pelo branco", com "animas braquicefálicos - ou seja, com o focinho curto, como por exemplo, boxers, bulldogs e gatos persa, - e ainda com animais "idosos, cachorros, com problemas respiratórios/cardíacos, debilitados ou com excesso de peso". Nestes casos, a exposição solar deve ser evitada ao máximo. 

A associação lembra ainda que devido ao tempo quente os animais podem sofrer um "golpe de calor", sendo os sintomas "respiração ofegante, salivação excessiva, corpo muito quente, apatia, descoordenação, batimento cardíaco acelerado, tremores ou vómitos".

"Ao mínimo sinal de golpe de calor, leve-o imediatamente ao veterinário, enrolado numa toalha em água fria", é aconselhado. 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo nove distritos de Portugal continental - Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal, Beja e Faro - , devido à previsão de tempo quente.

Leia Também: Tempo quente. IPMA coloca 9 distritos sob aviso amarelo até às 18h

Recomendados para si

;
Campo obrigatório