Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Ministro lamenta decisão da Alemanha pouco antes de certificado ser lei

O ministro dos Negócios Estrangeiros lamentou hoje a decisão alemã de colocar Portugal na "lista vermelha" de viagens pouco antes de o certificado verde se tornar lei, mas disse não ser surpreendente face ao nível de prudência do país.

Ministro lamenta decisão da Alemanha pouco antes de certificado ser lei
Notícias ao Minuto

11:57 - 26/06/21 por Lusa

País Covid-19

"Eu lamento a decisão da Alemanha em dois aspetos. O primeiro é ter colocado o país inteiro. Há regiões que, do ponto de vista da covid-19, estão hoje numa situação preocupante, mas outras não", afirmou Augusto Santos Silva, em declarações à Lusa.

Segundo o governante, na recomendação de viagens internas na União Europeia (UE), aprovada durante a presidência portuguesa do Conselho, é permitido aos Estados-membros tomarem decisões tendo em conta as várias regiões de um determinado país.

Por outro lado, o ministro lembrou que o certificado digital de covid-19 vai tornar-se lei, a nível da UE, a partir do dia 01 de julho.

"A lógica do certificado covid-19 é a de podermos tomar medidas restritivas para controlar a pandemia e deixarmos circular as pessoas que estiverem vacinadas ou imunizadas", apontou.

No entanto, Augusto Santos Silva referiu que a decisão "não surpreende", tendo em conta que a Alemanha tem tido uma "posição de extrema prudência", acrescentando que esta deve também alertar Portugal para a necessidade de cumprir as medidas de segurança para que o número das novas infeções não continue a subir.

O ministro classificou ainda os números como "preocupantes", mas ressalvou que esta não é apenas uma realidade em Portugal.

Já sobre as recentes declarações da chanceler alemã, Angela Merkel, que disse que a subida das infeções em Portugal podia ter sido evitada, Santos Silva notou que esta análise "não é a mais adequada", tendo em conta que Portugal "não foi nada permissivo" quanto à entrada de britânicos.

"Só aceitámos quem apresentou um teste negativo", vincou, lembrando que, na quinta-feira, o "equivoco foi esclarecido" durante o Conselho Europeu.

As autoridades sanitárias da Alemanha colocaram Portugal na 'lista vermelha', uma decisão que vigorará a partir de terça-feira e que obrigará todos os viajantes provenientes do território português a uma quarentena de 14 dias.

Na sua origem estará o aumento da taxa de incidência de Portugal, que regista 137,5 casos por 100 mil habitantes. O número atual de infetados supera os 30 mil.

Um documento da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge explicitou, na quinta-feira, que a variante Delta, inicialmente detetada na Índia, deverá ser responsável por mais de 70% das infeções na região de Lisboa e Vale do Tejo e que já poderá ser a predominante em Portugal.

Esta variante do SARS-CoV-2 é considerada mais contagiosa e possivelmente mais resistente a algumas vacinas.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos 3.903.064 vítimas em todo o mundo, resultantes de mais de 179.931.620 casos de infeção diagnosticados oficialmente, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.081 pessoas e foram confirmados 871.483 casos de infeção, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Covid-19. Alemanha coloca Portugal na 'lista vermelha'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório