Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19. Alemanha coloca Portugal na 'lista vermelha'

Viajantes serão obrigados a cumprir duas semanas de quarentena.

Covid-19. Alemanha coloca Portugal na 'lista vermelha'
Notícias ao Minuto

20:01 - 25/06/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

A Alemanha colocou, esta sexta-feira, Portugal na 'lista vermelha', fazendo com que os viajantes provenientes do nosso país sejam obrigados a cumprir duas semanas de quarentena. A informação foi revelada pela Agência de Saúde alemã.

"Portugal é classificado como uma área de variantes [do SARS-CoV-2] de preocupação inicialmente durante duas semanas", dá conta a decisão do Instituto Robert Koch, a agência federal de saúde da Alemanha, acrescentando "que uma extensão" deste período "é possível".

A Rússia também foi considerada uma área de preocupação em relação a variantes do SARS-CoV-2 e, assim como Portugal, integrou a 'lista vermelha' alemã. A decisão entrará em vigor às 00h00 de terça-feira (29 de junho).

De recordar que, hoje, António Costa disse que a chanceler alemã "ficou esclarecida" na cimeira europeia que o crescimento da variante Delta em Portugal "não está ligado" à final da Liga dos Campeões, após críticas de Merkel sobre a situação portuguesa.

"Eu falei com a senhora Merkel e confirmei a própria interpretação que tinha feito das declarações que ela tinha proferido, não vi propriamente um incómodo ou crítica, vi mais como hipótese. Ela tinha um bocado a ideia que o crescimento da variante Delta poderia estar associado à final da Champions, [mas] verificou pelos números que, tendo a final tido lugar na cidade do Porto e estando dois terços desta variante concentrados na região de Lisboa, era muito difícil estabelecer qualquer tipo de ligação", afirmou António Costa.

Na passada terça-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, criticou a falta de regras comuns na UE relativamente às viagens, dando como exemplo a situação de aumento dos contágios em Portugal, que, a seu ver, "poderia ter sido evitada".

Leia Também: AO MINUTO: Portugal na 'lista vermelha' da Alemanha; 'Pico' nas farmácias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório