Procurar

"Muita chuva em pouco tempo" causou inundações (e estragos) em Valpaços

A chuva que se abateu na tarde de quinta-feira em Valpaços, no distrito de Vila Real, causou várias inundações em ambiente urbano mas também no campo, afetando terrenos agrícolas.

"Muita chuva em pouco tempo" causou inundações (e estragos) em Valpaços Vídeo

© Metéo Trás-os-Montes

Notícias ao Minuto com Lusa
18/06/2021 09:46 ‧ há 4 anos por Notícias ao Minuto com Lusa

Depois do verão antecipado, a chuva regressou a Portugal, afetando sobretudo o Norte e Centro do país. Esta quinta-feira, a precipitação intensa que se fez sentir em Valpaços, no distrito de Vila Real, causou inundações e estragos, conforme mostram as imagens partilhadas pela página 'Meteo Trás-os-Montes'. 

Nos vídeos partilhados, é possível ver inundações tanto em ambiente urbano como em terrenos agrícolas. 

"Na estação amadora de Argemil, em Valpaços caíram mais de 50 litros por m2 durante o dia de hoje, é muita precipitação mesmo no inverno, mas estamos a falar num 17 de junho!", indicou a página dedicada a fenómenos meteorológicos. 

"Outra estação localizada em Carrazedo de Montenegro registou quase 60 litros por m2 durante o dia de hoje, com um rain rate de mais de 200mm às 18:02!  Dados verdadeiramente impressionante, o nosso seguidor Bartolomeu Taveira afirma nunca ter tido um registo semelhante antes! Foi de facto muita chuva num curto espaço de tempo que causou muitos problemas e muitos estragos", acrescentou ainda. 

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, treze distritos do continente vão estar a partir das 12h00 de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém e Lisboa vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 as 18:00 de hoje.O aviso amarelo é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte no litoral oeste durante a tarde, e nas terras altas da região Sul, e pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 9 graus Celsius (na Guarda) e os 16 (em Faro e Aveiro) e as máximas entre os 15 (na Guarda) e os 24 (em Santarém).

Leia Também: Treze distritos sob aviso amarelo devido à chuva, granizo e trovoadas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10