Meteorologia

  • 25 JULHO 2021
Tempo
25º
MIN 18º MÁX 27º

Edição

"Muita chuva em pouco tempo" causou inundações (e estragos) em Valpaços

A chuva que se abateu na tarde de quinta-feira em Valpaços, no distrito de Vila Real, causou várias inundações em ambiente urbano mas também no campo, afetando terrenos agrícolas.

Depois do verão antecipado, a chuva regressou a Portugal, afetando sobretudo o Norte e Centro do país. Esta quinta-feira, a precipitação intensa que se fez sentir em Valpaços, no distrito de Vila Real, causou inundações e estragos, conforme mostram as imagens partilhadas pela página 'Meteo Trás-os-Montes'. 

Nos vídeos partilhados, é possível ver inundações tanto em ambiente urbano como em terrenos agrícolas. 

"Na estação amadora de Argemil, em Valpaços caíram mais de 50 litros por m2 durante o dia de hoje, é muita precipitação mesmo no inverno, mas estamos a falar num 17 de junho!", indicou a página dedicada a fenómenos meteorológicos. 

"Outra estação localizada em Carrazedo de Montenegro registou quase 60 litros por m2 durante o dia de hoje, com um rain rate de mais de 200mm às 18:02!  Dados verdadeiramente impressionante, o nosso seguidor Bartolomeu Taveira afirma nunca ter tido um registo semelhante antes! Foi de facto muita chuva num curto espaço de tempo que causou muitos problemas e muitos estragos", acrescentou ainda. 

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, treze distritos do continente vão estar a partir das 12h00 de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém e Lisboa vão estar sob aviso amarelo entre as 12:00 as 18:00 de hoje.O aviso amarelo é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte no litoral oeste durante a tarde, e nas terras altas da região Sul, e pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 9 graus Celsius (na Guarda) e os 16 (em Faro e Aveiro) e as máximas entre os 15 (na Guarda) e os 24 (em Santarém).

Leia Também: Treze distritos sob aviso amarelo devido à chuva, granizo e trovoadas

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório